Prácticas de maternidad compartida en contexto de encierro: una mirada a la construcción del orden social carcelario

Autores

  • Natalia Soledad Ojeda Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas / Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires.

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2015.20154

Resumo

O presente artigo constitui uma aproximação aos modos que adota o exercício da maternidade em um contexto de encerro carcerário. Estas reflexões são produto do trabalho de campo etnográfico realizado em um Instituto Correcional da Argentina, que aloja mulheres adultas. Desenvolve-se ao longo do texto, uma visão original acerca da construção da ordem social carcerária, a partir da compreensão dos discursos e das práticas das detentas à respeito de sua maternidade: sentidos tradicionais e hegemônicos se somam à prática de maternidade compartilhada, como uma forma específica de ser "boa mãe" ao interior do presídio, disseminando as responsabilidades, os valores e as ações individuais em compromissos compartilhados; potencializando dessa forma a função social da maternidade.

Palavras-chave: Mulher. Prisão. Maternidade compartilhada.

Biografia do Autor

Natalia Soledad Ojeda, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas / Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires.

Doutora em Antropología Social e investigadora asistente del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas / Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires.

Downloads

Publicado

2015-12-20

Como Citar

Ojeda, N. S. (2015). Prácticas de maternidad compartida en contexto de encierro: una mirada a la construcción del orden social carcelario. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 17(2). https://doi.org/10.12957/irei.2015.20154