Transformações e conflitos na área portuária da cidade do Rio de Janeiro: megaeventos esportivos, mídia e marketing urbano

Autores

  • Maria Josefina Gabriel Sant'Anna ICS / UERJ
  • Livia Maria Abdalla Gonçalves PPCIS / ICS / UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2015.20153

Resumo

O artigo tem como objetivo identificar as alterações no tecido urbano, especialmente as que se referem à moradia, que vêm ocorrendo no contexto dos megaeventos da cidade do Rio de Janeiro, e o tratamento dado pelo marketing e pelos meios de comunicação às mudanças na dinâmica socioespacial da cidade. Através da análise de conteúdo de notícias, o trabalho procura refletir sobre a forma como o discurso jornalístico e o branding naturalizam a modificação urbana através, principalmente, da espetacularização da cidade a contrapelo de toda e qualquer disputa social que possa existir nos territórios modificados pelo propósito do consumo.

Palavras-chave: Megaeventos. Moradia. Mídia.

Biografia do Autor

Maria Josefina Gabriel Sant'Anna, ICS / UERJ

Professora associada e pesquisadora Procientista do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais – PPCIS do Instituto de Ciências Sociais – ICS da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

Livia Maria Abdalla Gonçalves, PPCIS / ICS / UERJ

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais – PPCIS do Instituto de Ciências Sociais – ICS da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

Downloads

Publicado

2015-12-20

Como Citar

Sant’Anna, M. J. G., & Gonçalves, L. M. A. (2015). Transformações e conflitos na área portuária da cidade do Rio de Janeiro: megaeventos esportivos, mídia e marketing urbano. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 17(2). https://doi.org/10.12957/irei.2015.20153