Interpretações e reações à estigmatização étnico-racial: narrativas dos Negros Brasileiros em perspectiva comparada

Autores

  • Graziella Moraes Silva IFCS / UFRJ
  • Elisa P. Reis IFCS / UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2015.20150

Resumo

Neste artigo apresentamos resultados de um projeto sobre narrativas e respostas à estigmatização e à discriminação de Negros Brasileiros, Afro-Americanos, e Mizrahim, Etíopes e Palestinos cidadãos de Israel. A comparação entre Brasil, Estados Unidos e Israel mostra como processos históricos e estruturas socioeconômicas distintas se relacionam com diferentes repertórios culturais, formando dinâmicas de grupos (groupness) diferenciadas.  Juntos tais contextos históricos e socioeconômicos, repertórios culturais e dinâmicas de grupos moldam a forma como grupos estigmatizados interpretam suas experiências e avaliam alternativas de reação.  No presente texto, enfatizamos o caso brasileiro contrastando as narrativas encontradas aqui com aquelas registradas nos Estados Unidos e em Israel. Na conclusão, exploramos brevemente as possíveis consequências desses diferentes processos culturais para o combate à desigualdade étnico-racial.

Palavras-chave: Estigmatização. Negros Brasileiros. Estados Unidos. Israel.

Biografia do Autor

Graziella Moraes Silva, IFCS / UFRJ

Professora adjunta do Departamento de Sociologia do IFCS/UFRJ; professora associada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia e  Antropologia (PPGSA) e ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre  Desigualdade (NIED) da mesma instituição.

Elisa P. Reis, IFCS / UFRJ

Professora titular do departamento de Sociologia do IFCS/UFRJ; professora associada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) e coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdade (NIED) da mesma instituição.  Elisa Reis é bolsista CNPq 1A e “Cientista do Nosso Estado” da Faperj.

Downloads

Publicado

2015-12-20

Como Citar

Silva, G. M., & Reis, E. P. (2015). Interpretações e reações à estigmatização étnico-racial: narrativas dos Negros Brasileiros em perspectiva comparada. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 17(2). https://doi.org/10.12957/irei.2015.20150