Apresentação: Dossiê Representação, Participação e Intermediação

Autores

  • Paulo D'vila Filho Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (UERJ).
  • José Eduardo Szawko Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) / Professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP).
  • Wagner Romão Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) / Professor assistente do Departamento de Ciência Política.

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2015.18059

Resumo

O tema da participação política no Brasil e sua inserção acadêmica, como um objeto próprio de pesquisa, se confundem com os marcos da Constituição Federal de 1988. Ali o processo de redemocratização ganha seus contornos projetivos aos olhos de um legislador preocupado com o adensamento das articulações entre sociedade e Estado. O tema da participação já aparecia antes, porém, subsumido em meio aos estudos de movimentos sociais, percebidos como antagonistas da ditadura militar.  Se as primeiras experiências participativas de corte popular datam da segunda metade dos anos 1970 (Szwako, 2012), somente nos anos 1990, sob o impacto da transição para a democracia e da nova constituição, aparecerão estudos acadêmicos sobre conselhos de políticas públicas – especialmente no campo da saúde e sobre as primeiras experiências de Orçamento Participativo.

Palavras-chave: representação. partipação. intermediação.

Biografia do Autor

Paulo D'vila Filho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (UERJ).

Doutor e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Política do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ); professor adjunto e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ciência Sociais (PPCIS) do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); e professor, pesquisador e coordenador da área Ciência Política do Departamento de Sociologia e Política da Pontifícea Universidade Católica (PUC) - RJ.

José Eduardo Szawko, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) / Professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP).

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pesquisador do Núcleo Democracia e Ação coletiva (NDAC) do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP).

Wagner Romão, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) / Professor assistente do Departamento de Ciência Política.

Doutor e mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP); professor assistente do Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Campus Araraquara; pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP); e pós-doutorando no Centro de Estudos da Metrópole.

Downloads

Publicado

2015-06-05

Como Citar

D’vila Filho, P., Szawko, J. E., & Romão, W. (2015). Apresentação: Dossiê Representação, Participação e Intermediação. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 17(1). https://doi.org/10.12957/irei.2015.18059