Legislação Participativa: atores, iniciativas e processo legislativo

Autores

  • Rony Coelho Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) / Doutorando em Ciência Política.

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2015.18053

Resumo

A pesquisa apresentada trata dos atores, iniciativas e processos envolvidos na concepção de legislação participativa implícita em seu objeto, a Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados (CLP). A investigação procurou responder, por um lado, se a CLP possui a capacidade de incluir iniciativas de lei no processo legislativo. Por outro lado, discutiu-se sobre um dos possíveis efeitos desse modelo institucional em ter credenciado organizações civis para proporem iniciativas de lei no nível federal. Em relação ao primeiro ponto, os resultados sinalizam para uma real capacidade e elevado potencial de inclusão de iniciativas através do mecanismo no processo legislativo. Porém, ao iniciarem a tramitação, elas encontram uma série de entraves, que se inserem no problema da relação entre legislativo e executivo. Em relação ao segundo ponto, sugere-se que organizações civis estão a exercer função de representação no lócus que, por excelência, é o da representação política tradicional. Além disso, e anterior a essas discussões, questiona-se sobre o surgimento da CLP no interior do legislativo. A investigação aponta para processos de reformas institucionais mundo afora, além de um contexto nacional de crescente proliferação das chamadas instituições participativas.

Palavras-chave: participação política. processo legislativo. Comissão de Legislação Participativa.

Biografia do Autor

Rony Coelho, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) / Doutorando em Ciência Política.

Doutorando em Ciência Política no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); bolsista de doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Downloads

Publicado

2015-06-05

Como Citar

Coelho, R. (2015). Legislação Participativa: atores, iniciativas e processo legislativo. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 17(1). https://doi.org/10.12957/irei.2015.18053