A relação de parceria entre o INCRA e os movimentos sociais no processo de implementação das políticas de reforma agrária

Autores

  • Camila Penna Universidade de Brasília / Pós-doutoranda do Instituto de Ciência Políticas (IPOL) da Universidade de Brasília (UnB).

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2015.18052

Resumo

Movimentos sociais são geralmente considerados agentes de mudança social. Suas ações podem levar a mudanças em regimes políticos ou na cultura política de um país. Mas como avaliar o impacto real dos movimentos nas políticas públicas? Neste artigo argumento que, para apreender como as ações dos movimentos sociais afetam políticas, é necessário olhar para o Estado, onde as políticas são formuladas e implementadas. Discuto como os movimentos sociais brasileiros de luta pela reforma agrária influenciam a autarquia estatal responsável pela reforma agrária, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Por meio de uma descrição etnográfica das interações cotidianas entre burocratas e lideranças de movimentos que ocorrem dentro de uma Superintendência Regional do INCRA, demonstro como os movimentos sociais influenciam as políticas da instituição. Agindo concomitantemente na arena político-institucional e no campo das ações coletivas de protesto, eles definem aspectos-chave das políticas de reforma agrária, como a seleção de propriedades a serem desapropriadas e a seleção de famílias a serem assentadas pela autarquia.

Palavras-chave: INCRA. movimentos sociais. parceria.

Biografia do Autor

Camila Penna, Universidade de Brasília / Pós-doutoranda do Instituto de Ciência Políticas (IPOL) da Universidade de Brasília (UnB).

Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília; bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no âmbito do Instituto de Ciência Políticas (IPOL), da Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

2015-06-05

Como Citar

Penna, C. (2015). A relação de parceria entre o INCRA e os movimentos sociais no processo de implementação das políticas de reforma agrária. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 17(1). https://doi.org/10.12957/irei.2015.18052