A relação do movimento social com atores estatais no controle social sobre a política socioeducativa

Autores

  • Maria do Carmo Albuquerque Universidade Anhanguera (Unian) – São Paulo / Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional Adolescente em Conflito com a Lei.

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2015.18048

Resumo

Analisamos a participação do movimento social de defesa dos direitos da criança e adolescente (movimento DCA) no controle social sobre a política socioeducativa, buscando caracterizá-lo, em diálogo com a literatura de movimentos e políticas públicas, na sua relação com a institucionalidade e a política pública. Notam-se repertórios de interação socioestatal que envolvem protestos, denúncias e também ações de negociação com o Estado. Destaca-se a formação de “coalizões” para a defesa do paradigma garantista, as quais envolvem atores societais e estatais, em grupos de trabalho que articularam juristas, membros dos Executivos e do movimento social para a elaboração do ECA, do Sinase e da política municipal socioeducativa, bem como nas articulações com o parlamento e com atores do Judiciário para a realização de CPIs e de fiscalizações das instituições denunciadas. Os “repertórios de interação” e as “coalizões de defesa” são categorias analíticas utilizadas para a superação de uma perspectiva dicotômica, que vê a interação socioestatal como ameaça, propondo-se uma perspectiva interacionista que pensa movimento social e Estado como mutuamente constitutivos. O artigo é fruto de pesquisa, que analisou documentos de organizações do movimento, anotações de observação sistemática de suas reuniões e entrevistas com seus integrantes.

Palavras-chave: movimento social. repertórios de interação. coalizões de defesa.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Albuquerque, Universidade Anhanguera (Unian) – São Paulo / Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional Adolescente em Conflito com a Lei.

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional Adolescente em Conflito com a Lei da Universidade Anhanguera (Unian) – São Paulo; e pesquisadora do Núcleo Democracia e Ação Coletiva (NDAC) do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).

Downloads

Publicado

2015-06-05

Como Citar

Albuquerque, M. do C. (2015). A relação do movimento social com atores estatais no controle social sobre a política socioeducativa. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 17(1). https://doi.org/10.12957/irei.2015.18048