Entre mediações e (re) configurações: a trajetória do Fórum de Agricultura Familiar

Autores

  • Carla Michele Rech Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) / Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Sociologia.

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2015.18046

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar resultados da investigação sobre uma experiência de participação social e gestão de políticas públicas voltadas ao meio rural no extremo sul do Brasil. Trata-se de um estudo de caso realizado junto ao Fórum de Agricultura Familiar da região sul do Rio Grande do Sul, criado em 1995, e que, a partir de 2004, adquiriu uma interface socioestatal. Partimos do pressuposto de que os processos de gestão local e participação cidadã envolvem uma complexidade de fenômenos que, de forma relacional, configuram as relações entre os agentes, muitos deles promovidos por processos de mediação social. Essas relações geram interdependências multidimensionais que se complexificam com a aproximação do Estado e implantação de políticas públicas. Os resultados demonstram que a capacidade de adaptação do Fórum aos diferentes contextos político-institucionais e ação de mediadores tem permitido sua manutenção e efetividade do processo de participação social.

Palavras-chave: participação. mediação social. agricultura familiar.

Biografia do Autor

Carla Michele Rech, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) / Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Sociologia.

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e mestra em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Downloads

Publicado

2015-06-05

Como Citar

Rech, C. M. (2015). Entre mediações e (re) configurações: a trajetória do Fórum de Agricultura Familiar. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 17(1). https://doi.org/10.12957/irei.2015.18046