Movimentos sociais e sistema político nas teorias dos movimentos sociais

Autores

  • Euzenéia Carlos Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) / Professora adjunta.

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2015.18042

Resumo

Neste artigo, a análise das teorias dos movimentos sociais e de suas abordagens da relação do movimento com o sistema político busca demonstrar que as perspectivas dualistas, autônomas e dicotômicas das esferas da sociedade civil e do Estado precisam ser complementadas por um enfoque dinâmico desses domínios como campos em interação, continuamente coconstituídos e de fronteiras fluidas e imprecisas. Essa articulação analítica entre sociedade civil e Estado é fundamental à compreensão das interconectividades e imbricações entre atores coletivos e instituições políticas, especialmente em contextos democráticos de institucionalização dos canais de mediação. Defende-se, ainda, que a complexidade e heterogeneidade dos movimentos contemporâneos tornam falaciosas as caracterizações dos atores como formações puras, coerentes e estáveis, sendo necessário o reconhecimento das dimensões tanto culturais quanto institucionais da ação coletiva, implicadas nas interações entre os atores societários e estatais.

Palavras-chave: movimentos sociais. sistema político. interações socioestatais.

Biografia do Autor

Euzenéia Carlos, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) / Professora adjunta.

Professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); doutora em Ciência Política pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP); mestre em Planejamento Urbano e Regional do Instituto de Pesquisas de Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e pesquisadora do Núcleo Democracia e Ação Coletiva (NDAC) do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP).

Downloads

Publicado

2015-06-05

Como Citar

Carlos, E. (2015). Movimentos sociais e sistema político nas teorias dos movimentos sociais. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 17(1). https://doi.org/10.12957/irei.2015.18042