Imagens de guerra: uma leitura sociológica do fotojornalismo

Autores

  • Aline Gama de Almeida Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Clarice Ehlers Peixoto Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2014.16704

Resumo

A partir da comparação dos conteúdos e contextos sociais de produção das fotografias da Guerra da Criméia (1854-56), da Guerra da Secessão norte-americana (1861-65) e da Guerra do Paraguai (1865-1870), o artigo argumenta que essas imagens inauguram a convenção visual dada à temática da guerra. Para compreender como se estabelecem tais convenções, a análise se fundamenta na teoria dos processos sociais de Norbert Elias à luz dos conceitos de “figuração”, “processo social” e “constância de direção”, como um ferramental que permite revelar as implicações dessa produção visual. Trata-se, então, de uma análise sobre quais foram os fatores sociais e políticos que orientaram as primeiras imagens fotográficas de guerra que supõe-se nortear as produções fotográficas atuais.

Palavras-chave: Imagem de guerra. Fotojornalismo. Norbert Elias.

Biografia do Autor

Aline Gama de Almeida, Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPCIS) do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); e professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Clarice Ehlers Peixoto, Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Professora associada do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPCIS) do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Coordenadora do grupo de pesquisas Imagens, Narrativas e Práticas Culturais (INARRA) do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (INARRA); Membro da Comissão de Elaboração e de Avaliação do Roteiro de Classificação da Produção Audiovisual da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Downloads

Publicado

2014-12-05

Como Citar

Almeida, A. G. de, & Peixoto, C. E. (2014). Imagens de guerra: uma leitura sociológica do fotojornalismo. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 16(2). https://doi.org/10.12957/irei.2014.16704