De “cidadão” a “sem-abrigo”. O laço de cidadania no fenómeno dos sem-abrigo

Autores

  • João Aldeia Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2014.16703

Resumo

O fenómeno dos sem-abrigo é explicável por processos de reconfiguração de diferentes tipos de laços sociais, levando a uma redução da protecção e do reconhecimento que estes, teoricamente, garantem aos indivíduos. A reconfiguração do laço de cidadania é fundamental para compreendermos este fenómeno devido à reconversão do estatuto político dos sujeitos, que, vivendo na rua, são reconvertidos de «cidadãos» em «sem-abrigo», levando a que lhes sejam negados direitos de cidadania. O texto olha para esta questão através da experiência de vida na rua de um indivíduo sem-abrigo, interpretada como exemplar do fenómeno.

Palavras-chave:Fenómeno dos sem-abrigo. Laço social de cidadania. Reconhecimento.

Biografia do Autor

João Aldeia, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Doutorando pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, com o acolhimento do Centro de Estudos Sociais da mesma universidade e financiado com uma bolsa individual de doutoramento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Downloads

Publicado

2014-12-05

Como Citar

Aldeia, J. (2014). De “cidadão” a “sem-abrigo”. O laço de cidadania no fenómeno dos sem-abrigo. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 16(2). https://doi.org/10.12957/irei.2014.16703