De “cidadão” a “sem-abrigo”. O laço de cidadania no fenómeno dos sem-abrigo

Autores

  • João Aldeia Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2014.16703

Resumo

O fenómeno dos sem-abrigo é explicável por processos de reconfiguração de diferentes tipos de laços sociais, levando a uma redução da protecção e do reconhecimento que estes, teoricamente, garantem aos indivíduos. A reconfiguração do laço de cidadania é fundamental para compreendermos este fenómeno devido à reconversão do estatuto político dos sujeitos, que, vivendo na rua, são reconvertidos de «cidadãos» em «sem-abrigo», levando a que lhes sejam negados direitos de cidadania. O texto olha para esta questão através da experiência de vida na rua de um indivíduo sem-abrigo, interpretada como exemplar do fenómeno.

Palavras-chave:Fenómeno dos sem-abrigo. Laço social de cidadania. Reconhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Aldeia, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Doutorando pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, com o acolhimento do Centro de Estudos Sociais da mesma universidade e financiado com uma bolsa individual de doutoramento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Downloads

Publicado

2014-12-05

Como Citar

ALDEIA, João. De “cidadão” a “sem-abrigo”. O laço de cidadania no fenómeno dos sem-abrigo. Interseções: Revista de Estudos Interdisciplinares, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, 2014. DOI: 10.12957/irei.2014.16703. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/intersecoes/article/view/16703. Acesso em: 13 maio. 2025.