A voz da cidade portuária: a presença do porto urbano em Vitória / ES

Autores

  • Flavia Nico Vasconcelos Universidade de Vila Velha (UVV), Espírito Santo.

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2014.16598

Resumo

As cidades portuárias são marcadas por relações peculiares que se desenvolvem entre cidade e porto. Essas relações são mantidas historicamente quando cidade e porto mantêm interdependências ou reproduzem socialmente identidades e culturas criadas a partir da trajetória comum. Há casos em que porto e cidade seguem rumos diferentes e muito pouco do ser cidade portuária permanece na memória e no sentimento dos seus habitantes. Este artigo é resultado de pesquisa de campo realizada na cidade portuária de Vitória/ES. Ao ouvir os moradores e comerciantes que vivem no entorno do Porto de Vitória, percebemos que a natureza de ser cidade portuária está sendo perdida.

Palavras-chave: Cidades portuárias. Interfaces cidade-porto. Vitória/ES.

Biografia do Autor

Flavia Nico Vasconcelos, Universidade de Vila Velha (UVV), Espírito Santo.

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica (PUC - São Paulo); professora do curso de Mestrado em Sociologia Política e da Faculdade de Relações Internacionais da Universidade de Vila Velha (UVV) no Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2014-12-05

Como Citar

Vasconcelos, F. N. (2014). A voz da cidade portuária: a presença do porto urbano em Vitória / ES. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 16(2). https://doi.org/10.12957/irei.2014.16598