Uma análise comparativa do impacto dos fatores individuais e de vizinhaça sobre os riscos

Autores

  • Doriam Borges Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPCIS) do Instituto de Ciências Socais (ICS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2014.16597

Resumo

Este estudo introduz o controle social público na investigação do impacto dos fatores da vizinhança e das características de seus residentes sobre o risco de vitimização em quatro localidades: nos Estados do Mato Grosso e Santa Catarina, na Cidade do Rio de Janeiro e no Bairro de Santo Amaro, em Recife. O controle social público se refere à habilidade da vizinhança em assegurar recursos externos necessários para a redução do crime e da vitimização. Descobrimos que vizinhanças com altos níveis de controle social público e laços sociais mais fortes tendem a reduzir os riscos individuais de vitimização. Vale ressaltar que os resultados não foram parecidos em todas as localidades estudadas, mas percebemos que o risco de vitimização pode ser explicado tanto por fatores do nível do indivíduo quanto da vizinhança.

Palavras-chave: Vitimização. Violência. Controle social público.

Biografia do Autor

Doriam Borges, Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPCIS) do Instituto de Ciências Socais (ICS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Professor adjunto do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da (UERJ) e pesquisador do Laboratório de Análise da Violência (LAV) da mesma universidade.

Downloads

Publicado

2014-12-05

Como Citar

Borges, D. (2014). Uma análise comparativa do impacto dos fatores individuais e de vizinhaça sobre os riscos. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 16(2). https://doi.org/10.12957/irei.2014.16597