Mobilizando os direitos humanos: a denúncia pública do Comitê Popular da Copa de Porto Alegre e suas implicações

Autores

  • Gabrielle Oliveira de Araújo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2014.16595

Resumo

Neste artigo proponho o diálogo entre a sociologia da ação coletiva e o campo de discussão sobre direitos humanos para analisar a relação entre direito e mobilização coletiva numa conjuntura de conflito político em torno do direito à cidade e à moradia digna. Os dados que dão sustentação à análise resultam de uma pesquisa etnográfica em andamento sobre as ações coletivas contestatórias do Comitê Popular da Copa de Porto Alegre às intervenções do poder público municipal para as obras da Copa do mundo FIFA na cidade. O foco é dado para a dimensão estratégica e simbólica do direito e dos tribunais no curso da mobilização de grupos políticos e movimentos sociais. Tal análise visa a uma reflexão sobre como e por que as organizações sociais mobilizam as normas jurídicas e tribunais como recurso estratégico de mobilização contestatória com o objetivo de intervir no curso das políticas públicas e os efeitos para os diferentes agentes implicados nessa questão.

Palavras-chave: Mobilização coletiva. Direitos humanos. Comitê Popular da Copa de Porto Alegre.

Biografia do Autor

Gabrielle Oliveira de Araújo, Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; integrante do Grupo de Pesquisa Associativismo, Contestação e Engajamento. Email: gabie.araujo@gmail.com.

Downloads

Publicado

2014-12-05

Como Citar

Araújo, G. O. de. (2014). Mobilizando os direitos humanos: a denúncia pública do Comitê Popular da Copa de Porto Alegre e suas implicações. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 16(2). https://doi.org/10.12957/irei.2014.16595