Do ‘Colosso do ‘Derby’ a ‘Arena do Maracanã’: a cidade, o estádio e as percepções dos torcedores de futebol sobre a Copa do Mundo 2014

Autores

  • Bernardo Buarque de Hollanda Fundação Getúlio Vargas - São Paulo.
  • Jimmy Medeiros Fundação Getúlio Vargas (FGV) - São Paulo / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2014.16594

Resumo

O artigo lança luz sobre os megaeventos esportivos no Brasil, tendo por contraponto experiências prévias durante o século XX no país, e analisa os impactos urbanos das reformas no estádio do Maracanã para a realização da Copa de 2014. Argumenta-se, de início, que existe um duplo desafio na recepção desse importante encontro de envergadura internacional: o primeiro lida com o desempenho específico dos esportistas, o que provoca um debate em torno das potencialidades da nação brasileira, em um sentido antropológico mais amplo; o segundo relaciona-se às questões organizacionais, que se ligam à discussão sobre a racionalidade e a capacidade administrativa do Estado-nação. Com base em um survey feito no estádio do Maracanã em 2013, junto a integrantes de torcidas organizadas, procura-se mostrar neste artigo as controvérsias acerca das novas arenas no Brasil, considerando o comportamento desse segmento específico de espectadores e o seu tradicional modo de incentivo, não apenas no apoio aos clubes como também à seleção brasileira de futebol.

Palavras-chave: Copa de 2014. Estádio do Maracanã. Megaeventos esportivos.

Biografia do Autor

Bernardo Buarque de Hollanda, Fundação Getúlio Vargas - São Paulo.

Doutor em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio); pós-doutor pela Maison des sciences de l’homme (MHS-Paris); pesquisador do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas (FGV); e professor da Escola de Ciências Sociais e Coordenador do MBA em Bens Culturais (unidade São Paulo) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Jimmy Medeiros, Fundação Getúlio Vargas (FGV) - São Paulo / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Doutorando em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento pelo Instituto de Economia (IE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);  e assistente de pesquisa no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea (CPDOC). E-mail: jimmy.medeiros@fgv.br .

Downloads

Publicado

2014-12-05

Como Citar

Hollanda, B. B. de, & Medeiros, J. (2014). Do ‘Colosso do ‘Derby’ a ‘Arena do Maracanã’: a cidade, o estádio e as percepções dos torcedores de futebol sobre a Copa do Mundo 2014. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 16(2). https://doi.org/10.12957/irei.2014.16594