O igualitarismo de um liberal: com e para além de Tocqueville

Autores

  • Renato Moraes Universidade Federal de São Carlos.
  • João Alexandre Peschanski Doutorando em Sociologia pela University of Wisconsin-Madison, Estados Unidos.

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2014.16592

Resumo

O presente trabalho percorre as observações tocquevilleanas quanto ao sentido histórico da formação da nação norte-americana para reconstruir o princípio norteador de sua análise: a possibilidade fática da coexistência de princípios de igualdade e de liberdade. Mais especificamente, analisa o caminho inexorável das nações modernas em assegurar a liberdade na igualdade, de acordo com Tocqueville. A relação interna da díade de valores aqui exposta enseja a construção de um tipo especificamente moderno, um conceito específico de democracia que, mais que uma simples forma de governo, constitui um tipo específico de sociedade, na qual ganha centralidade o papel assumido pelo “patriotismo municipal” das comunas e pela “liberdade política local” na construção de uma disposição dos indivíduos a tomarem para si a resolução conjunta de seus problemas coletivos. Com isso, o artigo pretende mostrar como, em Tocqueville, a noção de autogoverno representa a forma mesma da estruturação da liberdade fundada na igualdade cívica entre sujeitos autônomos.

Palavras-chave: teoria política. Tocqueville. autogoverno

Biografia do Autor

Renato Moraes, Universidade Federal de São Carlos.

Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e professor adjunto de Ciência Política na Universidade Federal de São Carlos.

João Alexandre Peschanski, Doutorando em Sociologia pela University of Wisconsin-Madison, Estados Unidos.

Doutorando em Sociologia pela University of Wisconsin-Madison, Estados Unidos.

Downloads

Publicado

2014-12-05

Como Citar

Moraes, R., & Peschanski, J. A. (2014). O igualitarismo de um liberal: com e para além de Tocqueville. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 16(2). https://doi.org/10.12957/irei.2014.16592