A produção simbólica dos desastres naturais: composições, seleções e recortes

Autores

  • Victor Marchezini Fundação Henry Dunant

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2014.13468

Resumo

Desastres podem ser compreendidos como processos em que subjaz uma produção simbólica sempre construída por agentes em disputa pelo monopólio da visão oficial. Palavras e imagens são usadas pelos agentes para enunciar o que se constitui como ordem e desordem, para conformar uma dada visão sobre o desastre, definindo uma seleção do tempo real e o que vem a se constituir como a realidade. O objetivo deste artigo é analisar esse processo de produção simbólica do desastre a partir de uma seleção de reportagens e imagens dos saques ocorridos durante as inundações e deslizamentos na região do Vale do Itajaí/SC em novembro de 2008.

Palavras-chave: Poder simbólico. Mídia. Desastres.

Biografia do Autor

Victor Marchezini, Fundação Henry Dunant

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSC) e especialista em Direitos Humanos, Gestão de Riscos e Políticas Públicas de Prevenção a Desastres pela Fundação Henry Dunant.

Downloads

Publicado

2014-10-28

Como Citar

Marchezini, V. (2014). A produção simbólica dos desastres naturais: composições, seleções e recortes. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 16(1). https://doi.org/10.12957/irei.2014.13468