Os estudos de problemas brasileiros na UERJ: a estrutura e as engrenagens de um projeto de socialização política

Autores

  • Samara Mancebo Lerner PUC-RJ e NIED / UFRJ.

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2014.13462

Resumo

Analisa-se neste artigo a estrutura da pós-graduação em Estudo de Problemas Brasileiros criada por militares na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, nos anos 70, durante a vigência do regime militar no Brasil. A análise dos documentos relativos à esta pós-graduação nos permite desvendar as engrenagens desse projeto de socialização política, demonstrando sua relação com a Escola Superior de Guerra  e sua Doutrina de Segurança Nacional. Sustenta-se, neste artigo, que a pós-graduação em EPB foi criada com o objetivo de socializar os jovens na ideologia política do regime militar, justamente durante o período de abertura política, quando se mostrava importante garantir a transição para outro regime político, sem a tentação das ideologias do campo da esquerda.

Palavras-chave: Estudo de Problemas Brasileiros (EPB-UERJ). Escola Superior de Guerra (ESG). Socialização Política.

Biografia do Autor

Samara Mancebo Lerner, PUC-RJ e NIED / UFRJ.

Samara Mancebo é socióloga, doutora em Ciências Sociais (UERJ, 2013) e professora de Sociologia do Departamento de Ciências Sociais da PUC-RJ. Atualmente realiza seu pos-doutoramento na UFRJ, no Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdades/NIED-UFRJ.

Downloads

Publicado

2014-10-28

Como Citar

Lerner, S. M. (2014). Os estudos de problemas brasileiros na UERJ: a estrutura e as engrenagens de um projeto de socialização política. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 16(1). https://doi.org/10.12957/irei.2014.13462