Relato de experiência sobre o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem para a formação docente contemporânea.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2021.56954

Palavras-chave:

metodologias ativas. formação docente. ensino de ciências. câncer.

Resumo

A extensão universitária tem ampliado seu campo de atuação junto ao Ensino e à Pesquisa nas instituições públicas e privadas. Com a finalidade de avaliar os pressupostos e metodologias na tríade ensino-pesquisa-extensão, esse relato de experiência teve como objetivo refletir e analisar nossa didática como extensionistas na relação professor-aluno, frente a um projeto de extensão voltado ao ensino do câncer para alunos da rede pública de ensino. Este projeto foi executado através do programa educacional Casa da Ciência da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto, o Pequeno Cientista, em parceria com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. A construção da prática pedagógica e a aproximação do aluno-professor foram as principais abordagens relatadas. Ressaltamos a importância da extensão universitária como alicerce fundamental na formação docente para o ensino de Ciências em perspectiva aos processos de formação e atuação do professorado.

Biografia do Autor

Pablo Ferreira das Chagas, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo, USP.

Departamento de Genética.

Luciana Chain Veronez, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo (USP).

Departamento de Puericultura e Pediatria.

Marisa Ramos Barbieri, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.

Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto (CTC/USP/RP); USP Ribeirão Preto/SP.

Carlos Alberto Scrideli, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, USP.

Departamento de Pediatria e Genética.

Elvis Terci Valera, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, USP.

Departamento de Pediatria.

Luiz Gonzaga Tone, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, USP.

Departamento de Pediatria e Genética.

Downloads

Publicado

2021-10-25

Como Citar

Chagas, P. F. das, Veronez, L. C., Barbieri, M. R., Scrideli, C. A., Valera, E. T., & Tone, L. G. (2021). Relato de experiência sobre o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem para a formação docente contemporânea. Interagir: Pensando a extensão, (31), 41–52. https://doi.org/10.12957/interag.2021.56954

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA