Sala Verde UNIFESO: tecendo a educação socioambiental através de projetos de extensão

Autores

  • Luiz Antônio de Souza Pereira Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2019.53549

Palavras-chave:

educação socioambiental, projeto de extensão, sustentabilidade, ecoeficiência.

Resumo

O presente relato de experiência aborda as ações realizadas pelos projetos de extensão da Sala Verde denominados “Sala Verde Unifeso: princípios e práticas sustentáveis” (2016-2017) e “Sala Verde: Educação Socioambiental no Unifeso” (2018-2019) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), localizado no município de Teresópolis-RJ. Tais projetos foram financiados pela instituição com recursos próprios através do Plano de Incentivo à Extensão (PIEx), seguindo o princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e a relevância institucional e social dos projetos e programas. O primeiro projeto identificou os principais problemas socioambientais existentes nos três campi da instituição (Sede, Pro Arte e Quinta do Paraíso) em que são lecionadas as disciplinas dos cursos de graduação. Em seguida, foi elaborado um material informativo sobre a problemática socioambiental, com destaque para o cartaz com “7 dicas socioambientais para o dia a dia”. Posteriormente, o material foi apresentado e discutido com os funcionários da instituição. A partir dos resultados obtidos nos questionários aplicados no final dos encontros, o projeto seguinte, visou intensificar a produção, o debate e a divulgação de informações socioambientais. Com o intuito de estimular mudanças de hábitos, valores e atitudes em prol da ecoeficiência e da sustentabilidade, via educação socioambiental, dentro (e fora) da instituição. Para atingirmos tais objetivos, o trabalho foi dividido em duas grandes frentes: i) reuniões específicas com os diversos setores da instituição; e ii) produção de material informativo, em meio digital, para divulgação nas mídias sociais e no endereço eletrônico oficial da instituição.

Biografia do Autor

Luiz Antônio de Souza Pereira, Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)

Doutor e mestre em Geografia pela UFF ( 2014 e 2008, respectivamente), especialista em Planejamento e Uso do Solo Urbano (IPPUR/UFRJ, 2005) e bacharel e licenciatura plena em Geografia na UFRJ (2005). Professor adjunto no Centro Universitário Serra dos Órgãos (desde 2008/02) e professor de geografia da rede públicade de ensino básico (GERJ e P.M. Petrópolis-RJ). Com experiência no ensino de Geografia nas redes pública e particular da Educação Básica. Pesquisas nas áreas de educação (educação ambiental, educação e sociedade, sociedade e tecnologia, estudos culturais e ensino de geografia) e geografia urbana.

Downloads

Publicado

2020-08-05

Como Citar

de Souza Pereira, L. A. (2020). Sala Verde UNIFESO: tecendo a educação socioambiental através de projetos de extensão. Interagir: Pensando a extensão, 1(28), 102–114. https://doi.org/10.12957/interag.2019.53549

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA