Inclusão digital: resultados de um curso de informática para idosos

Autores

  • José Raphael Bokehi Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0003-2141-6948
  • Gian Vitor Almeida Rocha Universidade Federal Fluminense
  • Maria Carmen Vilas-Bôas Hacker Alvarenga Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2019.53548

Palavras-chave:

Inclusão Digital. Idosos. Extensão Universitária

Resumo

A inclusão digital de idosos ainda representa um desafio no Brasil. O Projeto Incluir surgiu em 2006, sob o financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), visando atender ao Pré-Universitário Popular da Escola de Engenharia da UFF. Em 2007, ampliou sua atuação ao público idoso através da parceria com o do programa de extensão Espaço Avançado da Terceira Idade, da Escola de Serviço Social da UFF, um dos primeiros programas institucionais a focalizar questões de envelhecimento e a atender à terceira idade em Niterói. O papel do Projeto Incluir é prover o acesso à tecnologia a uma parcela da população que, por motivos culturais ou socioeconômicos, se vê à parte do mundo informatizado. Este trabalho relata os resultados obtidos por este projeto no período de 2010 a 2018. Para tanto foi efetuada uma busca documental nos relatórios anuais do projeto, bem como nas avaliações dos bolsistas e alunos que dele participaram neste mesmo período. Foram atendidos 384 idosos, em turmas de nível inicial e avançado. O projeto contou com 20 bolsistas de extensão, 5 discentes voluntários e 2 professores ao longo de seu funcionamento. As avaliações dos alunos mostram satisfação com o curso e incorporação de atividades ligadas à informática em suas atividades de rotina.  Dessa forma, conclui-se que o projeto vem contribuindo para ampliar a utilização das ferramentas de informática no cotidiano dos alunos, favorecendo a adoção de novas formas de inserção social e o uso de ferramentas de interesse na sua rotina.

Biografia do Autor

José Raphael Bokehi, Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Engenharia Biomédica, Professor Associado do Departamento de Ciência da Computação, Instituto de Computação da UFF

Gian Vitor Almeida Rocha, Universidade Federal Fluminense

Estudante de graduação em Ciência da Computação do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense

Downloads

Publicado

2020-08-05

Como Citar

Raphael Bokehi, J., Almeida Rocha, G. V., & Vilas-Bôas Hacker Alvarenga, M. C. (2020). Inclusão digital: resultados de um curso de informática para idosos. Interagir: Pensando a extensão, 1(28), 88–101. https://doi.org/10.12957/interag.2019.53548

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA