Aleias do Parque Botânico do Ecomuseu Ilha Grande: um registro da história botânica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2019.53542

Palavras-chave:

Jardins Botânicos, Museus de Ciências, Instituto Penal Cândido Mendes.

Resumo

Este trabalho apresenta a estruturação das aleias do Parque Botânico do Ecomuseu Ilha Grande (PaB), localizado na Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. A denominação das aleias ressalta a história de seis importantes pesquisadores da biodiversidade brasileira que tiveram suas trajetórias acadêmicas, seja quanto à formação, atuação e/ou constituição de acervo científico, relacionadas à Botânica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ): Dr. Jorge Pedro Pereira Carauta, Dra. Margarete Emmerich, Dra. Graziela Maciel Barroso, Dr. Luiz Emygdio de Mello Filho, Dr. Heinrich Maximilian Friedrich Hellmuth Sick e Sra. Margaret Ursula Mee. Assim, as aleias não apenas demarcam os jardins temáticos e conduzem os visitantes pelo PaB, mas também apresentam o papel efetivo da UERJ na história botânica do Brasil.

Biografia do Autor

Cátia Henriques Callado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes, Departamento de Biologia Vegetal. Coordenadora do Parque Botânico do Ecomuseu Ilha Grande.

Carla Y Gubáu Manão, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bióloga da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Biologia, Departamento de Botânica.

Nattacha dos Santos Moreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bióloga da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes, Departamento de Biologia Vegetal.

Marcelo Fraga Castilhori, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Biólogo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Unidade de Desenvolvimento Tecnológico Parque Botânico do Ecomuseu Ilha Grande.

Marcelo Dias Machado Vianna Filho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bolsista de Pós-doutorado PNPD/CAPES do Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ricardo Carneiro da Cunha Reis, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Biólogo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Parque Botânico do Ecomuseu Ilha Grande

Vivianne Ribeiro Valença, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Museóloga da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenadora do Museu do Cárcere do Ecomuseu Ilha Grande.

Downloads

Publicado

2020-08-05

Como Citar

Henriques Callado, C., Y Gubáu Manão, C., dos Santos Moreira, N., Fraga Castilhori, M., Dias Machado Vianna Filho, M., Carneiro da Cunha Reis, R., & Ribeiro Valença, V. (2020). Aleias do Parque Botânico do Ecomuseu Ilha Grande: um registro da história botânica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Interagir: Pensando a extensão, 1(28), 29–40. https://doi.org/10.12957/interag.2019.53542

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA