Proposta de cartilhas didáticas para promover a divulgação científica e tecnológica do ensino fundamental

Autores

  • Cintia Soares Guerin Universidade Estadual do Oeste do Paraná https://orcid.org/0000-0002-3648-6052
  • Kelly Borne Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Álef Kevin de Oliveira Pontes Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Anderson José Bergmann Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Patrick Garcia Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Nandra Martins Soares Centro Universitário União Dinâmica das Cataratas
  • Jiam Pires Frigo Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Oswaldo Hideo Ando Junior Universidade Federal da Integração Latino-Americana

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2019.53540

Palavras-chave:

Material didático, Interdisciplinaridade, Tecnologia, Divulgação científica.

Resumo

As demandas do mundo contemporâneo, já há algumas décadas, apontam a necessidade de democratização dos conhecimentos científicos e tecnológicos, no sentido de oportunizar à população uma melhor compreensão do mundo, para nele atuar de modo consciente e responsável. Nesse sentido, o trabalho em questão é um recorte do “Programa SAVE: Sol, Água, Vida e Energia” e apresenta uma das ferramentas que foi desenvolvida com o objetivo de integrar a produção de materiais e experimentos didáticos (de baixo custo), de modo a valorizar a participação dos alunos e instigar uma postura investigativa. Espera-se com o desenvolvimento desse material, contribuir com o processo de ensino/aprendizagem de estudantes do ensino fundamental I, bem como, conscientizar e orientar sobre a importância da preservação e redução de danos ao meio ambiente. Além de, culminar práticas interdisciplinares entre comunidade acadêmica, professores e alunos da educação básica de ensino, moldando de forma lúdica a arte de ensinar práticas da engenharia.

Biografia do Autor

Cintia Soares Guerin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Santiago/RS turma 2012/2015. Atualmente, é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino (PPgen) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE- Campus Foz do Iguaçu, atuando na linha de pesquisa de Ensino em Ciências e Matemática. Além disso, cursa pós graduação Lato Sensu em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial pela Universidade Norte do Paraná- UNOPAR. Atuou como bolsista pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu - FPTI juntamente com o Estação Ciência atuando no desenvolvimento de cartilhas didáticas para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de docentes e discentes da rede pública de ensino.

Kelly Borne, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Ensino Médio (2o grau) pelo Colégio Estadual Augusto Meyer, Brasil(2014) Bolsista da Fundação Parque Tecnológico Itaipu Brasil , Brasil

Álef Kevin de Oliveira Pontes, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Graduação em andamento em Engenharia Civil de Infraestrutura pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA. Possui curso técnico em Meio Ambiente pela Escola Técnica São Carlos, ETSC. Atualmente é bolsista voluntário de extensão no Programa SAVE e no Projeto Green Park.

Anderson José Bergmann, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Graduando do 8º semestre do curso de graduação em Engenharia Civil na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, na cidade de Foz do Iguaçu - PR, Brasil.

Patrick Garcia, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Graduando de Enganheria Civil - unila

Nandra Martins Soares, Centro Universitário União Dinâmica das Cataratas

Mestre em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2015). Especialista em Neuropsicologia e Educação pela Faculdade Itecne de Cascavel (2014). Graduação em Psicologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2010). Possui experiência em Avaliação Psicológica, Neuropsicológica, e Psicologia Escolar. Atualmente é Professora do curso de psicologia no Centro Universitário União Dinâmica das Cataratas - UDC Vila A.

Jiam Pires Frigo, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Santiago/RS (2009), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2012) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2014). Atualmente é professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino em engenharia, água, Reuso de água, resíduos sólidos, Recursos Hídricos, irrigação e gráficos de controle. Atualmente Diretor do Instituto Latino Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território - ILATIT / UNILA.

Oswaldo Hideo Ando Junior, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Possui Graduação em Engenharia Elétrica (2006) com Especialização em Gestão Empresarial (2007) pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA com Mestrado em Engenharia Elétrica (2009) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e Doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2014) . Fundador do Centro de Desenvolvimento e Difusão Tecnológico em Energias Renováveis. (CDTER-PR). Foi Diretor do Instituto Latino-americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território (ILATIT/UNILA) e Membro do Conselho Estadual dos Parques Tecnológicos - CEPARTEC. Atualmente é Coordenador e Membro do Corpo Docente Permanente do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (PPGIES/UNILA) e Professor dos Cursos de Engenharia de Energias e Engenharia Física da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA. Tem experiência na área de Engenharias atuando principalmente nos seguintes temas: Conversão de Energia, Qualidade da Energia Elétrica, Sistemas Elétricos de Potência, Captação de Energias Residuais e Eficiência Energética. Editor Associado Revista IEEE América Latina. Membro do Comitê Avaliador de diversos periódicos: Renewable Energy Focus (Elsevier), Revista de Ensino de Engenharia (ABENGE), Electric Power Systems Research (Elsevier), Renewable & Sustainable Energy Reviews (Elsevier), ACTA IGUAZU (UNIOESTE), Solar Energy (Elsevier) e Revista IEEE América Latina. Membro do Conselho Técnico Científico do Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (ITAI), Consultor ad hoc da FAPESC, Comitê de Assessores de Áreas (CAA) da Fundação Araucária/Pr, Consultor ad hoc da CNPq, Consultor ad hoc do Programa de P&D+I da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e Membro do Comitê Técnico Científico da Fundação Parque Tecnológico de ITAIPU (FPTI).

Downloads

Publicado

2020-08-05

Como Citar

Soares Guerin, C., Borne, K., Kevin de Oliveira Pontes, Álef, José Bergmann, A., Garcia, P., Martins Soares, N., … Hideo Ando Junior, O. (2020). Proposta de cartilhas didáticas para promover a divulgação científica e tecnológica do ensino fundamental. Interagir: Pensando a extensão, 1(28), 14–28. https://doi.org/10.12957/interag.2019.53540

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA