Proposta de cartilhas didáticas para promover a divulgação científica e tecnológica do ensino fundamental

Cintia Soares Guerin, Kelly Borne, Álef Kevin de Oliveira Pontes, Anderson José Bergmann, Patrick Garcia, Nandra Martins Soares, Jiam Pires Frigo, Oswaldo Hideo Ando Junior

Resumo


As demandas do mundo contemporâneo, já há algumas décadas, apontam a necessidade de democratização dos conhecimentos científicos e tecnológicos, no sentido de oportunizar à população uma melhor compreensão do mundo, para nele atuar de modo consciente e responsável. Nesse sentido, o trabalho em questão é um recorte do “Programa SAVE: Sol, Água, Vida e Energia” e apresenta uma das ferramentas que foi desenvolvida com o objetivo de integrar a produção de materiais e experimentos didáticos (de baixo custo), de modo a valorizar a participação dos alunos e instigar uma postura investigativa. Espera-se com o desenvolvimento desse material, contribuir com o processo de ensino/aprendizagem de estudantes do ensino fundamental I, bem como, conscientizar e orientar sobre a importância da preservação e redução de danos ao meio ambiente. Além de, culminar práticas interdisciplinares entre comunidade acadêmica, professores e alunos da educação básica de ensino, moldando de forma lúdica a arte de ensinar práticas da engenharia.


Palavras-chave


Material didático, Interdisciplinaridade, Tecnologia, Divulgação científica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/interag.2019.53540

ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
Depext-SR3/UERJ