PROJETO DE EXTENSÃO DIÁLOGOS URBANOS NO TERRITÓRIO PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E CONSTRUÇÃO DO DIREITO À CIDADE

Autores

  • Amanda Castro Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leonardo da Costa Bernardo
  • Maike Silveira Custódio
  • Mário Ricardo Guadagnin
  • Thainá Cabral Eugênio
  • Yasmine de Moura da Cunha
  • Vinicius Silva de Valentim
  • Débora Ferrazzo

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2020.51333

Palavras-chave:

Cidadania. Sustentabilidade. Gestão territorial.

Resumo

A gestão ambiental no espaço urbano ocorre na interface ambiente natural/ambiente construído, e apropriação do espaço, na transformação da paisagem, na identidade com o lugar, no exercício de poder, no território e suas novas territorialidades. O projeto “Diálogos Urbanos no Território Paulo Freire – políticas públicas e construção do direito à cidade” discute o espaço urbano e seus processos de gestão, tendo o fator ambiental como elo de religação das pessoas com o espaço habitado, ou concebido,  percebido e vivido para o resgate das relações dialógicas homem/ambiente na reflexão das ações e reações das territorialidades construídas no Bairro Cidade Mineira, na periferia de Criciúma, SC, Brasil. Na busca de caminhos para resolver e amenizar as situações vivenciadas de vulnerabilidades sociais do bairro, o projeto utiliza metodologias participativas. Isto envolve atividades de integração e troca de saberes entre Universidade e Sociedade; a mobilização dos participantes em torno de processos de construção de mecanismos e estratégias  participativas que permitam o desenvolvimento da identidade territorial; o diagnóstico e mapeamento dos problemas ambientais e sociais percebidos  e vividos pela comunidade; a contribuição na busca de soluções e a consolidação das políticas públicas ambientais urbanas. As atividades são realizadas com encontros quinzenais, por meio de oficinas e rodas de conversas voltadas para diálogos e debates com problematização e  levantamento de questões socioambientais percebidas pelos moradores do bairro em metodologias participativas e dinâmicas de grupo, tais como: linha do tempo, diagnóstico rápido participativo, muro das lamentações, árvore dos sonhos, atividades e exposições com resgate histórico do processo de construção e reprodução do espaço urbano. A comunidade por meio da participação e integração ao longo dos encontros, atinge um novo nível de empoderamento, territorialidade e exercício de poder sobre o espaço urbano que possibilita a autonomia comunitária e socioambiental.

 

Biografia do Autor

Amanda Castro, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, área de concentração: Processos psicossociais, saúde e desenvolvimento psicológico, Linha de pesquisa: Cognição e representações sociais. Psicóloga formada pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Atualmente é bolsista de pós graduação da CAPES. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Castro, A., da Costa Bernardo, L., Silveira Custódio, M., Ricardo Guadagnin, M., Cabral Eugênio, T., de Moura da Cunha, Y., … Ferrazzo, D. (2020). PROJETO DE EXTENSÃO DIÁLOGOS URBANOS NO TERRITÓRIO PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E CONSTRUÇÃO DO DIREITO À CIDADE. Interagir: Pensando a extensão, (29), 89–110. https://doi.org/10.12957/interag.2020.51333

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA