O registro de vulnerabilidade social de acordo com os códigos da classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde (CID-10) nos prontuários eletrônicos dos residentes de primeiro ano de Medicina de Família e Comunidade do Centro Municipal de Saúde Hélio Pellegrino.

Autores

  • Rodolfo Deusdara Universidade de Brasília https://orcid.org/0000-0002-1343-3265
  • Thadeu Felix Cariello Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Marília Cesca Gouveia Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2020.48538

Palavras-chave:

Registros Eletrônicos de Saúde, Classificação Internacional de Doenças, Vulnerabilidade em Saúde, Planejamento em Saúde

Resumo

Na Atenção Primária à Saúde, o registro de situações de vulnerabilidade é fundamental para planejar ações e serviços em saúde específicos para a resolução de problemas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade dos registros de vulnerabilidade dos prontuários de residentes de primeiro ano de medicina de família e comunidade do CMS Hélio Pellegrino vinculados a UERJ. Métodos: Trata-se de um estudo de caráter transversal, quantitativo, exploratório e retrospectivo. Foram estudados alguns códigos da CID-10 referentes ao grupo “Pessoas com riscos potenciais a saúde relacionadas com circunstâncias socioeconômicas e psicossociais”. Resultados: Os resultados mostraram o reduzido aparecimento dos códigos da CID-10 relacionados a vulnerabilidade no prontuário eletrônico dos residentes do primeiro ano de Medicina de Família e Comunidade vinculados a UERJ da clínica Hélio Pellegrino. Conclusão: As fragilidades no registro podem apontar caminhos para a capacitação com vistas a melhora da qualidade dos registros e na formação do próprio residente. Novos estudos são necessários para avaliar os residentes também no segundo ano da residência e com maior amostra de prontuários. A baixa qualidade dos registros é um importante problema na Atenção Primária, uma vez que as informações geradas são relevantes para o planejamento local das ações e serviços em saúde.

Biografia do Autor

Rodolfo Deusdara, Universidade de Brasília

Faculdade de Medicina- Área da Medicina Social

Thadeu Felix Cariello, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Faculdade de Ciências Médicas- Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária

Marília Cesca Gouveia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Faculdade de Ciências Médicas- Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Deusdara, R., Cariello, T. F., & Gouveia, M. C. (2020). O registro de vulnerabilidade social de acordo com os códigos da classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde (CID-10) nos prontuários eletrônicos dos residentes de primeiro ano de Medicina de Família e Comunidade do Centro Municipal de Saúde Hélio Pellegrino. Interagir: Pensando a extensão, (29), 77–88. https://doi.org/10.12957/interag.2020.48538

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA