O infográfico animado e as suas potencialidades educacionais: uma contribuição para a identificação do Abuso Sexual Infantil

Autores

  • Cintia Soares Guerin Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu https://orcid.org/0000-0002-3648-6052
  • Kátia Biff Rossi Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu
  • Elis Maria Teixeira Palma Priotto Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu
  • Eliane Pinto Goes Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu
  • Reinaldo Antonio Da Silva Sobrinho Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu
  • Adriana Zilly Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2019.43539

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Abuso Sexual Infantil, Programa Saúde na Escola, Escola, Unidade Básica de Saúde.

Resumo

A escola é um importante espaço para estabelecer relações entre saúde e educação e também uma ferramenta adequada para a Promoção da Saúde. Em vista disso, o presente estudo teve por objetivo a construção de um infográfico animado sobre o Abuso Sexual Infantil para que o mesmo possa ser utilizado na escola em conjunto com a Unidade Básica de Saúde, vinculada ao Programa Saúde na Escola. A construção do infográfico animado buscou atender as necessidades da escola para minimizar os casos de abuso sexual sofrido por seus alunos, organizamos o conteúdo que foi apresentado no infográfico a partir da plataforma digital Powtonn®. O infográfico animado construído está disponível numa plataforma de vídeos e espera-se com este material auxiliar professores e pais na identificação e encaminhamento de vítimas de abuso sexual infantil.

Biografia do Autor

Cintia Soares Guerin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Santiago/RS turma 2012/2015. Atualmente, é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino (PPgen) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE- Campus Foz do Iguaçu, atuando na linha de pesquisa de Ensino em Ciências e Matemática. Além disso, cursa pós graduação Lato Sensu em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial pela Universidade Norte do Paraná- UNOPAR. Atuou como bolsista pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu - FPTI juntamente com o Estação Ciência atuando no desenvolvimento de cartilhas didáticas para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de docentes e discentes da rede pública de ensino.

Kátia Biff Rossi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino (PPGEn) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste, Campus de Foz do Iguaçu, cuja Linha de Pesquisa é Ensino em Ciências e Matemática. Bacharel e Licenciada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, campos de Foz do Iguaçu. Integrante do Grupo de Programa de Educação Especial (PEE), Unioeste.

Elis Maria Teixeira Palma Priotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia com licenciatura pela Unioeste/Cascavel. Doutorado em Ciências na Universidade de São Paulo - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP-RP; Mestrado em Educação pela PUC-PR. Especialização em Administração Hospitalar, São Camilo - SP; Especialização em Adolescência, PUC-PR; Docente do curso de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Ensino na Unioeste/Foz do Iguaçu. Participa do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva em Enfermagem e é líder do grupo de pesquisa Ensino, pesquisa e prevenção das violências e vulnerabilidades. Autora dos livros: Dinâmica de grupo para Adolescentes, Violência Escolar: políticas públicas e práticas educativas em Foz do Iguaçu; Perfil do Adolescente e Jovem na Tríplice Fronteira; Violência envolvendo adolescentes na Tríplice Fronteira: Brasil, Paraguai e Argentina; coautora do livro Adolescentes: uma abordagem multidisciplinar; Coordenou a instalação por 9 anos do Curso de Graduação em Enfermagem da Unioeste (FOZ-PR); Idealizadora do Núcleo de Prevenção e Pesquisa em Violência em Foz do Iguaçu (NUPREV); Idealizadora do Centro de Atenção Integral ao Adolescente (CAIA); Com experiência e pesquisas na área de Enfermagem em Saúde Pública; Adolescência; Ensino; Violências.

Eliane Pinto Goes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, com concentração em Saúde e Trabalho. Especialização em Administração dos Serviços de Saúde - FECEA e em Formação para Professores em Educação à Distância - UFPR. Gestora Municipal do Sistema Único de Saúde (SUS) no Município de Palotina/PR entre 1997 e 2000. Integrante do PITS (Programa de Interiorização do Trabalho em Saúde - Ministério da Saúde em 2002. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Paranaense-UNIPAR entre 2006 e 2008 e professora colaboradora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE em 2008. Gestora Municipal do Sistema Único de Saúde (SUS) no Município de Céu Azul/ PR no ano de 2009. Assessora de extensão do Centro de Educação, Letras e Saúde da UNIOESTE Campus de Foz do Iguaçu em 2010/2011. Atualmente é docente no curso de enfermagem na UNIOESTE Campus de Foz do Iguaçu. Coordenadora do Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais na UNIOESTE Campus Foz do Iguaçu. Coordenadora do grupo de pesquisa: A inclusão e Permanência dos Setores Populares no Ensino Superior, através do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, do Edital SECADI/CAPES Nº02/2014 na mesma instituição de ensino superior.

Reinaldo Antonio Da Silva Sobrinho, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu

Doutorado em Ciências da Saúde - Área de Saúde Pública pela Universidade de São Paulo - USP (2012) e Pós-Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo - USP (2013). Coordenador do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Saúde Pública em Região de Fronteira - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Atua como pesquisador na Universidade de São Paulo-USP e, é professor - pesquisador (adjunto - D) na Graduação e Pós-graduação (Stricto Sensu) na Unioeste, nas disciplinas de Epidemiologia e Vigilância em Saúde (graduação) e Estudos Epidemiológicos (Pós-graduação). Foi Bolsista pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI). Desenvolve suas atividades no campo da Saúde Pública, com foco em Epidemiologia, atuando principalmente nos temas a seguir: Métodos Epidemiológicos, Pesquisa Operacional em Saúde e Epidemiologia de Doenças Transmissíveis Emergentes e Reemergentes em região de fronteira internacional. Tem experiência de campo, pesquisa e ensino em tuberculose, hanseníase, Atenção Primária em Saúde e vigilância epidemiológica.

Adriana Zilly, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu

Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas pela UEM - Universidade Estadual de Maringá e graduação em Ciências Biológicas pela Unioeste/ Cascavel. Docente do curso de Enfermagem, do Programa de Pós Graduação (Mestrado) em Ensino e do Programa de Pós Graduação (Mestrado) em Saúde Pública em Região de Fronteira da Unioeste/Foz. Participa do Grupo de Pesquisa Laboratório de Epidemiologia e Pesquisas Operacionais em Saúde (LEO) e é líder do grupo de pesquisa Práticas, saberes e vulnerabilidades de saúde e educação, com pesquisas na área de saúde materno-infantil e tecnologias leves, com foco em crianças com necessidades especiais de saúde e educação.

Downloads

Publicado

2020-01-14

Como Citar

Guerin, C. S., Rossi, K. B., Priotto, E. M. T. P., Goes, E. P., Sobrinho, R. A. D. S., & Zilly, A. (2020). O infográfico animado e as suas potencialidades educacionais: uma contribuição para a identificação do Abuso Sexual Infantil. Interagir: Pensando a extensão, (27). https://doi.org/10.12957/interag.2019.43539

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA