Trabalho de Educação Ambiental sobre A Importância da Relação entre Aves e Manguezal

Autores

  • Vinícius Andrade Souza Universidade Federal Fluminense
  • Débora M. A. Chueiri Universidade Federal Fluminense
  • Julio C. Wasserman Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2014.4213

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Aves e Manguezal

Resumo

DOI: 10.12957/interag.2014.4213

A Educação Ambiental é uma forma abrangentede educação que propõe atingir todos oscidadãos, procurando incutir no educando umaconsciência crítica sobre o meio ambiente. Procuramosassim desenvolver um trabalho deeducação ambiental com alunos do ensino fundamentaldo município de Aracaju/SE, tendocomo objetivo conscientizar a relação e a importânciaentre aves e manguezal. Elaboramosatividades interativas, e buscamos livros didáticospara maior conscientização. As atividadesdesenvolvidas foram: exercícios, produção decartazes, grupos de discussão, aulas ilustrativas,pinturas, construção de maquete, exibiçãode vídeos e confecção de animais com materialreciclável. A grande maioria dos alunos (90%)tiveram participação integral. Foi verificado emalguns livros didáticos a deficiência em relaçãoao assunto abordado. Assim, 60% dos livrosexaminados foram classificados como “nãoconsta à importância das aves”. Mesmo comum conhecimento prévio de algumas questõespor parte dos alunos, foi possível perceber queas atividades utilizadas no presente trabalhoajudaram a acrescentar no árduo processo deeducação uma consciência ambiental, funcionandocomo uma ferramenta complementar.

Biografia do Autor

Vinícius Andrade Souza, Universidade Federal Fluminense

Mestrando

Débora M. A. Chueiri, Universidade Federal Fluminense

Mestranda

Julio C. Wasserman, Universidade Federal Fluminense

Professor Associado

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Publicado

2014-11-11

Como Citar

Souza, V. A., Chueiri, D. M. A., & Wasserman, J. C. (2014). Trabalho de Educação Ambiental sobre A Importância da Relação entre Aves e Manguezal. Interagir: Pensando a extensão, (17-19), 45. https://doi.org/10.12957/interag.2014.4213

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA