Relato Analítico de um Projeto de Extensão Tecnológica com Robótica Pedagógica usando Tecnologia Arduino, em Santa Catarina

Illyushin Zaak Saraiva, Ícaro Ilo Silva, Ricardo Antonello, Rafael Garlet Oliveira, Raphael da Costa Neves, Matheus Souza de Lacerda, Luiz Guilherme Menezes Santos, Thiago Tavares Abreu, Maicon Renan Brand

Resumo


A utilização de robôs como ferramenta para aumentar o interesse de crianças e adolescentes no ambiente escolar já completa algumas décadas (SILVA, 2009), tendo sido primeiro analisada por Papert (1969; 1980), apresentando atualmente números substantivos em países da Europa, Ásia e América do Norte (BRANDEIS, 2013). Essa utilização pedagógica de equipamentos autômatos, sejam pré-fabricados ou construídos pelos próprios estudantes, chamada Robótica Pedagógica, tem tomado vulto no Brasil nos últimos 15 anos, especialmente devido a particularidades próprias da educação brasileira (BIENIEK et al., 2012). Este trabalho apresenta resultados do projeto de Robótica Pedagógica com tecnologia Arduino iniciado no 2º semestre de 2016 em um Instituto Federal que realizou dezenas de oficinas de montagem e programação de kits de Robótica em escolas públicas dos níveis fundamental e médio da região meio-oeste Catarinense, ação extensionista que promoveu intercâmbio entre o conhecimento científico-acadêmico produzido no Campus e o saber tradicional/regional trazido da comunidade. A metodologia das oficinas, que duravam entre 2 e 4 horas, consistia de 2 fases: (1) a parte teórica, quando os bolsistas apresentam aos alunos uma pequena introdução sobre robótica e sua evolução; (2) a parte prática, quando os Robôs “Segue Linha” montados pelos próprios alunos percorrem uma pequena pista construída com fita isolante sobre papel branco. O projeto finalizou no início de 2018, e atualmente está-se produzindo uma apostila didática. Julga-se que o projeto contribui para a melhoria da educação nas escolas públicas atendidas, bem como para aprofundar os conhecimentos atualmente existentes sobre Robótica Pedagógica no Brasil.

Palavras-chave


Pedagogia da Interatividade Virtual; Robótica Pedagógica; Informática Educativa; Extensão Tecnológica.

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DOI: https://doi.org/10.12957/interag.2018.37149

ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
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