ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS PARA A PREVENÇÃO DO USO E ABUSO DE DROGAS NO ENSINO MÉDIO: CONSTRUINDO PROJETOS EM PARCERIA COM UNIVERSIDADE

Autores

  • Miriana Teixeira da Costa Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Janice Henriques Silva Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Audrey Heloisa Ivanenko Salgado Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
  • Débora d’Ávila Reis Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Morfologia.

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2018.28441

Palavras-chave:

Adolescentes. Drogas. Escola. Prevenção

Resumo

O uso e abuso de drogas é hoje no Brasil um problema social e de saúde pública e pesquisas afirmam que o uso entre os adolescentes vem crescendo nos últimos anos. Este artigo tem como objetivo apresentar as ações de educação em saúde para a prevenção do uso e abuso de drogas, desenvolvidas pelo programa de extensão “PAES– Programa de Ações Educativas em Saúde.” As ações foram desenvolvidas com 326 alunos do ensino médio de uma escola pública em Belo Horizonte (MG), na faixa etária de 15 a 18 anos, sendo cinco turmas do 1° ano, quatro turmas do 2° ano e quatro turmas do 3° ano. Durante as intervenções a equipe pode perceber que os estudantes têm conhecimentos superficiais sobre o assunto. Eles compreendem que o uso da droga pode trazer danos à saúde e consequências sociais, mas eles não sabem o mecanismo de ação da droga no corpo humano. Por isso há necessidade de novas propostas e práticas educativas, para que quando bem aplicadas elas possam contribuir para a prevenção do uso e abuso de drogas em escolares.

Biografia do Autor

Miriana Teixeira da Costa, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Acadêmica do curso de Fisioterapia do 10°

Janice Henriques Silva, Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), Mestrado em Biologia Celular (2004) e Doutorado em Farmacologia Bioquímica e Molecular (2006) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professora Adjunta nível III do Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Tem experiência na área de Fisioterapia Aplicada a Uroginecologia e Obstetrícia, Anatomia Humana e Educação em Saúde. Atualmente é docente de Anatomia Humana nos cursos de graduação da área da saúde do ICB/UFMG. Atua em projeto de ensino de Anatomia Humana com metodologias de Aprendizagem Significativa. Coordena projetos de pesquisa e extensão em Educação em Saúde para a educação básica e em Segurança alimentar com ênfase em Bancos de Alimentos.

Audrey Heloisa Ivanenko Salgado, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), mestrado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando no ensino presencial e na modalidade à distância. Tem experiência na área de bioquímica, com ênfase em Neuroquímica. Atuou principalmente nos seguintes temas: ATP, biofísica, calicreína e cininas. Participou de comissões organizadoras de eventos, como os Concursos Vestibulares e Mostra das Profissões. A preocupação com o ensino é privilegiada em suas ações bem como aquelas relacionadas à extensão e à administração universitária.

Débora d’Ávila Reis, Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Morfologia.

Graduada em Farmácia-Bioquímica, fez Mestrado e Doutorado em Bioquímica e Imunologia pela UFMG, com estágio sanduíche por dois anos na Universidade de Vanderbilt, Estados Unidos. Teve como orientadores os professores Sérgio Danilo Pena (mestrado) e Giovanni Gazzinelli (doutorado). Com bolsa recém-doutor do CNPq, fez estágio de pós-doutoramento por dois anos no Centro de Pesquisas René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é professora Associada IV do Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, pesquisadora do programa de pós-graduação em Biologia Celular e membro do corpo de orientadores do mestrado profissional em Educação e Docência da Faculdade de Educação da UFMG. Foi coordenadora de Ações Educativas do museu Espaço do Conhecimento - UFMG (www.espacodoconhecimento.org) e é a coordenadora do programa/projeto de extensão Universidade das Crianças (www.universidadedascriancas.org). É membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, da Sociedade Brasileira de Imunologia, da Rede Européia das Universidades das Crianças (www.eucu.net) e da Rede Nacional de Educação e Ciências (http://www.educacaoeciencia.net.br).

Downloads

Publicado

2018-10-10

Como Citar

Costa, M. T. da, Silva, J. H., Salgado, A. H. I., & Reis, D. d’Ávila. (2018). ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS PARA A PREVENÇÃO DO USO E ABUSO DE DROGAS NO ENSINO MÉDIO: CONSTRUINDO PROJETOS EM PARCERIA COM UNIVERSIDADE. Interagir: Pensando a extensão, (25), 20–31. https://doi.org/10.12957/interag.2018.28441

Edição

Seção

ARTIGOS