Sensibilização para a Poesia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Juliana Regina Pretto Instituto Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2017.27494

Palavras-chave:

Formação de leitores. Incentivo à leitura. Poesia infantil.

Resumo

 

Resumo

Neste artigo relata-se uma experiência decorrente de um projeto de extensão realizado em escolas da Rede Municipal de Ensino de Paranaguá, Paraná. Visando ao incentivo à leitura e à sensibilização para a poesia, o projeto propôs a publicação de mil exemplares do livro Mosaico, com poemas infantis de nossa autoria que foram ilustrados por alunos das escolas dessa rede. O trabalho de leitura realizou-se com dezessete turmas de seis escolas, totalizando 252 alunos atendidos. Antes da publicação do livro, foi realizada a leitura de três a cinco poemas com cada turma, foi feita a sua leitura em voz alta, explorando seus elementos, e foi proposto que cada criança escolhesse um poema para ilustrar. Os vinte e um desenhos que fazem parte do livro foram escolhidos por uma comissão julgadora. O lançamento da obra ocorreu em outubro de 2016, envolvendo as escolas participantes. A maior parte dos exemplares publicados foram doados a escolas dessa rede. O trabalho de leitura e sensibilização para a poesia pautou-se em estudos sobre leitura literária e formação de leitores. As crianças participantes se reconheceram nos temas de muitos dos poemas, fato que possibilitou introduzir o poético na sua imaginação e sensibilizá-las para a poesia.

 


 

Biografia do Autor

Juliana Regina Pretto, Instituto Federal do Paraná

Professora do Instituto Federal do Paraná, campus Paranaguá, graduada e mestre em Letras pela Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Pretto, J. R. (2018). Sensibilização para a Poesia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Interagir: Pensando a extensão, (24), 79–86. https://doi.org/10.12957/interag.2017.27494

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA