Urbanismo em Minas Gerais: Pela Memória da Rede Ferroviária Federal S.A., Itinerários e Paradas de Trem no trecho de Mathias Barbosa/MG a Barbacena/MG

Autores

  • Fabio Jose Martins de Lima
  • Raquel von Randow Portes

Palavras-chave:

Urbanismo, Cidades Mineiras, Patrimônio Cultural, Zona da Mata Mineira

Resumo

O estudo é parte de pesquisa sobre a formação das cidades mineiras e de programa de extensão com ênfase para a temática das ferrovias que atravessaram o Estado. O enfoque volta-se de modo particular para a questão da conservação e o restauro de conjuntos ferroviários inseridos em áreas urbanas e rurais, constituídos por estações, galpões anexos, casas de chefes de estação, locomotivas e vagões, reservatórios de água, dentre outros.

Muitos destes conjuntos encontramse em processo de arruinamento, considerados reservas de solo urbano pelo mercado imobiliário, ou mesmo em áreas rurais já arruinadas ou invadidas com a finalidade de moradias.

Biografia do Autor

Fabio Jose Martins de Lima

Professor Adjunto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharia da UFJF., a partir de 1999. Coordenador do Programa de Extensão Urbanismo em Minas Gerais: Apoio à elaboração de Planos Diretores Participativos (PROEXC/UFJF) e da pesquisa Urbanismo em Minas Gerais: Idealizações e Realizações Urbanísticas para as Cidades Mineiras (PROPESQ/UFJF), ambos em andamento, com o apoio da FAPEMIG e do CNPq. Engenheiro-arquiteto pela EAUFMG (1983-1989). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAUFBa.

(1990-1994). Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP (1998-2003).

Raquel von Randow Portes

Arquiteta e Urbanista pela UFJF. (2000-2004) . Integrante da Pesquisa e do Programa Urbanismo em Minas Gerais, a partir de 2004.

Downloads

Publicado

2012-03-06

Como Citar

Lima, F. J. M. de, & Portes, R. von R. (2012). Urbanismo em Minas Gerais: Pela Memória da Rede Ferroviária Federal S.A., Itinerários e Paradas de Trem no trecho de Mathias Barbosa/MG a Barbacena/MG. Interagir: Pensando a extensão, (10). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/2658

Edição

Seção

ENSAIOS