Ressignificando os Direitos da Criança

Autores

  • Mirela Marquezan
  • Lorena Inês Peterini Marquezan

Palavras-chave:

Criança, Direitos, Extensão

Resumo

O artigo ora apresentado menciona a experiência oriunda de um Projeto de Extensão realizado com crianças de Anos Iniciais e Educação Infantil, portadoras de câncer. O trabalho desenvolvido primou pelo acesso à educação para crianças afastadas, temporariamente, do convívio escolar e familiar em face da doença. Por meio de atividades lúdicas, tivemos o escopo de re-significar seus direitos e deveres, bem como contribuir para a formação de seres humanos conscientes, felizes e lutadores, pois acreditamos que as relações estabelecidas entre a sociedade e as crianças influenciam decisivamente na forma como as mesmas tornam mais complexo o seu pensamento.

A experiência proporcionou a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, conforme a Constituição Federal de 1988 e a Proposta Político-Pedagógica da UFSM, assim como um processo de construção compartilhada entre ambas as instituições, Universidade Federal de Santa Maria e Centro de Apoio à Criança com Câncer (CACC) - Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Biografia do Autor

Mirela Marquezan

Autora. Acadêmica do Curso de Direito da UFSM.

Lorena Inês Peterini Marquezan

Participante. Professora do FUE/CE/UFSM.

Downloads

Publicado

2012-03-06

Como Citar

Marquezan, M., & Marquezan, L. I. P. (2012). Ressignificando os Direitos da Criança. Interagir: Pensando a extensão, (10). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/2654

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA