Reabilitação da Área Central, Moradia e Função Social da Cidade: Construindo uma Associação Possível

Autores

  • Fernanda Sánchez
  • Regina Bienenstein
  • Joana Paula N. dos Santos

Palavras-chave:

Reabilitação Integrada, Área Central, Habitação, Projeto

Resumo

O trabalho resgata experiência acadêmica desenvolvida no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, que articula ensino, pesquisa e extensão na abordagem da habitação associada à questão urbana.

Trata-se de contribuir para a mudança da cultura urbanística que freqüentemente embasa práticas de planejamento e projeto classificadas de "urbanismo do discurso ou ideológico, [...] urbanismo fashion ou do cenário, [...] urbanismo do mercado" (Maricato, 2000, p. 179).

Neste sentido, aborda-se a reabilitação integrada do Centro da cidade de Niterói, RJ, promovendo seu reconhecimento como lugar do exercício da cidadania, afirmação da diversidade social e do patrimônio ambiental urbano.

Para garantir tal associação - reabilitação, moradia social, recuperação do patrimônio -, priorizam-se propostas articuladas a um conjunto de ações ligadas à geração de trabalho e renda e apoio a redes de economia solidária como caminhos para um projeto de desenvolvimento socialmente inclusivo e democrático.

Biografia do Autor

Fernanda Sánchez

Professora Adjunta do Departamento de Urbanismo e Laboratório Globalização e Metrópole / Universidade Federal Fluminense.

Regina Bienenstein

Professora Titular do Departamento de Arquitetura e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos / Universidade Federal Fluminense.

Joana Paula N. dos Santos

Discente do Curso de Arquitetura e Urbanismo / Universidade Federal Fluminense, monitora da disciplina Projeto de Urbanismo II e co-autora do trabalho "Habitacentro", que recebeu o Prêmio Nacional Caixa 2004.

Downloads

Publicado

2012-03-01

Como Citar

Sánchez, F., Bienenstein, R., & Santos, J. P. N. dos. (2012). Reabilitação da Área Central, Moradia e Função Social da Cidade: Construindo uma Associação Possível. Interagir: Pensando a extensão, (10). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/2643

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA