Reabilitação da Área Central, Moradia e Função Social da Cidade: Construindo uma Associação Possível

Fernanda Sánchez, Regina Bienenstein, Joana Paula N. dos Santos

Resumo


O trabalho resgata experiência acadêmica desenvolvida no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, que articula ensino, pesquisa e extensão na abordagem da habitação associada à questão urbana.

Trata-se de contribuir para a mudança da cultura urbanística que freqüentemente embasa práticas de planejamento e projeto classificadas de "urbanismo do discurso ou ideológico, [...] urbanismo fashion ou do cenário, [...] urbanismo do mercado" (Maricato, 2000, p. 179).

Neste sentido, aborda-se a reabilitação integrada do Centro da cidade de Niterói, RJ, promovendo seu reconhecimento como lugar do exercício da cidadania, afirmação da diversidade social e do patrimônio ambiental urbano.

Para garantir tal associação - reabilitação, moradia social, recuperação do patrimônio -, priorizam-se propostas articuladas a um conjunto de ações ligadas à geração de trabalho e renda e apoio a redes de economia solidária como caminhos para um projeto de desenvolvimento socialmente inclusivo e democrático.


Palavras-chave


Reabilitação Integrada, Área Central, Habitação, Projeto

Texto completo:

PDF


ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
Depext-SR3/UERJ