Transmissão da Copa 2006 pela Rádio Universitária da UFJF: o resgate da cobertura radiofônica e do entusiasmo do ouvinte pelo rádio

Autores

  • Márcio de Oliveira Guerra

Palavras-chave:

Rádio, Futebol, Transmissão Radiofônica, Copa do Mundo

Resumo

A proposta deste texto é relatar como alunos do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora desenvolveram o projeto de cobertura da Copa do Mundo 2006, pela Rádio Universitária. Além de oferecer aos discentes a oportunidade de viver uma experiência diferenciada na formação do curso, o projeto tinha como meta oferecer aos ouvintes a cobertura completa de todos os jogos (nenhuma rádio, cujo sinal chega na cidade, fez a narração de todas as partidas) e despertar nestes a paixão por "ver o jogo ouvindo o rádio". Foram envolvidos 18 alunos, sendo dez homens e oito mulheres, o que também reflete uma nova realidade no jornalismo esportivo, que é o crescimento das alunas por essa editoria. Durante dois meses, todas as sextas-feiras, por três horas consecutivas, os alunos receberam treinamento. Antes, os mesmos foram preparados com informações sobre a evolução do jornalismo esportivo, da cobertura e linguagem utilizadas pelo rádio e da sua dimensão para a população. Ao se transformarem em "atores" desse espetáculo de cobertura da Copa do Mundo, os estudantes tiveram a chance de visar novos rumos ou perspectivas profissionais, e descobriram que a comunicação se exerce com a função de levar a quem se dispõe a prestigiar aquela narração, o sentimento de pertencimento.

Biografia do Autor

Márcio de Oliveira Guerra

Prof. Dr. Márcio de Oliveira Guerra, da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora, é doutor em comunicação pela UFRJ.

Downloads

Publicado

2012-03-01

Como Citar

Guerra, M. de O. (2012). Transmissão da Copa 2006 pela Rádio Universitária da UFJF: o resgate da cobertura radiofônica e do entusiasmo do ouvinte pelo rádio. Interagir: Pensando a extensão, (10). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/2641

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA