Iniciativas socioculturais para a preservação do meio ambiente na Ilha Grande, RJ

Autores

  • Cynthia Caroline Espirito Santo Cavalcante UERJ
  • Thereza Cristina de Almeida Rosso
  • Ricardo Gomes Lima

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2017.26171

Palavras-chave:

Museu do Meio Ambiente, cultura, Ilha Grande

Resumo

As zonas costeiras brasileiras e a Mata Atlântica são consideradas patrimônio nacional. Constituem-se em ecossistemas dotados de características biofísicas e sócio-ambientais específicas que lhes conferem importância estratégica em termos de políticas públicas e desenvolvimento sustentável. Esta é a realidade da Ilha Grande, em território fluminense que, ao longo dos últimos anos, transformou-se de área de segurança nacional em área de preservação ambiental. A Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, tem função de destaque na conservação desse ambiente, sendo o Ecomuseu Ilha Grande indutor na condução desse processo. Um ecomuseu é um tipo de museu em que o território e o ambiente onde se situa, as pessoas que ali vivem, suas histórias e os conhecimentos locais são tão importantes quanto os objetos materiais e documentos que fazem parte de seu acervo. O Ecomuseu Ilha Grande tem como um dos seus objetivos envolver a comunidade local no conhecimento e preservação deste patrimônio ambiental. Para isso, lança mão de diversas estratégicas. Uma delas é o desenvolvimento de jogos e atividades educativas. As ações realizadas e aqui representadas incluem: concurso de fotografia em comemoração ao Dia Mundial da Água; jogos de quebra cabeça oriundos das fotografias vencedoras dos concursos; jogo da memória de conteúdo científico sobre a flora local; oficina de cianotipia elaborada por ocasião da 9º. Primavera de Museus.

Biografia do Autor

Cynthia Caroline Espirito Santo Cavalcante, UERJ

Bacharel em Belas Artes pela UFRJ, licenciada em Artes Visuais pela UERJ e mestra em Historia da Aruquitetura pelo PROARQ/UFRJ.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Cavalcante, C. C. E. S., de Almeida Rosso, T. C., & Gomes Lima, R. (2018). Iniciativas socioculturais para a preservação do meio ambiente na Ilha Grande, RJ. Interagir: Pensando a extensão, (24), 119–132. https://doi.org/10.12957/interag.2017.26171

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA