Uma Experiência de Educação em Saúde em um Curso Pré-vestibular Popular

Autores

  • Érika Catoia UFSCar
  • Ana Luiza R.V. Perdigão UFSCar

Resumo

Apresenta-se um relato de experiênciade educação em saúde, em desenvolvimentono contexto de uma modalidadeespecial de curso pré-vestibular popular,mantido pela UFSCar como um projetoinstitucional de extensão. Trata-se de umaexperiência de inovação curricular implementadano primeiro ano letivo de umamodalidade de curso de dois anos letivos,que ainda está em processo de avaliação.A preocupação central nesta etapa docurso é a formação social e política dosalunos, e a disciplina saúde insere-se comessa perspectiva – o que implica a abordagemdo processo de promoção da saúdecomo um processo social; não limitadoaos elementos biológicos relacionados àscausas, prevenção e tratamento de doenças,muito pelo contrário, abordandoa política de saúde no Brasil e temáticasespecificas de saúde, sempre com ênfasenos determinantes econômicos e políticose nas políticas públicas e direitos docidadão. Essa disciplina articula-se comoutras, como: trabalho, ambiente, direito,que, em parte, contribuem à educaçãoem saúde e concorrem para o processode formação política dos alunos.

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Publicado

2016-02-17

Como Citar

Catoia, Érika, & Perdigão, A. L. R. (2016). Uma Experiência de Educação em Saúde em um Curso Pré-vestibular Popular. Interagir: Pensando a extensão, (11), 137. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/2562

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA