Um percurso na construção da prática extensionista em computação e seus desdobramentos interdisciplinares

Autores

  • Thayanne Antão Viegas Universidade Federal Fluminense
  • Breno de Miranda Marques Colégio Pedro II
  • Isabel Cafezeiro Instituto de Computação Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2017.25315

Palavras-chave:

Extensão, Interdisciplinaridade, Ciência da Computação

Resumo

A partir do percurso histórico de construção da atividade de extensão universitária no mundo, na América Latina e no Brasil, acompanhamos a evolução deste conceito e a implementação da prática extensionista no Brasil. De forma contrária aos esforços de parte da comunidade extensionista, percebemos que a extensão vem sendo, de modo geral, institucionalizada de forma autônoma, ou seja, isolada de suas características inerentes e essenciais de reflexão e pesquisa e ressaltada apenas no caráter de elo entre sociedade e Universidade.  Isto fortalece o seu desprestígio como atividade acadêmica. Argumentamos em favor de uma concepção híbrida de atividade acadêmica onde os diversos fazeres são indistinguíveis. Passamos então a verificar o percurso de institucionalização da atividade de extensão ao longo de toda a existência do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal Fluminense, ressaltando que os cinco momentos relevantes neste percurso refletem (com algum atraso) concepções que marcaram a formação do conceito: extensão como provedora de serviços, extensão compensadora da precariedade, extensão como “atividade menor” no tripé acadêmico, extensão como troca de saberes entre universidade e comunidade e o esforço pela efetivação da extensão como prática de interdisciplinaridade. Os documentos que permitiram esta análise foram consultados na secretaria do próprio departamento e na Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense, e as bases teóricas principais dos argumentos aqui apresentados são Boaventura de Sousa Santos, Pedro Demo e Paulo Freire, em suas concepções pedagógicas e textos relativos à extensão universitária.

Biografia do Autor

Breno de Miranda Marques, Colégio Pedro II

Professor do Colégio Pedro II

Doutorando no Programa de pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia - UFRJ

Isabel Cafezeiro, Instituto de Computação Universidade Federal Fluminense

Sistemas de Informação

Departamento de Ciência da Computação

Universidade Federal Fluminense

Downloads

Publicado

2017-09-25

Como Citar

Viegas, T. A., Marques, B. de M., & Cafezeiro, I. (2017). Um percurso na construção da prática extensionista em computação e seus desdobramentos interdisciplinares. Interagir: Pensando a extensão, (23), 106–129. https://doi.org/10.12957/interag.2017.25315

Edição

Seção

ARTIGOS