Educação em Saúde em DST/Aids: Relato de Experiência de Extensão Universitária

Autores

  • Sue Ellen Gonçalves Barrilari UFTM
  • Thaís Silva Araújo UFTM
  • Virlanea Augusta de Lima UFTM
  • Cristiane Alves Mendes UFTM
  • Sybelle de Souza Castro Miranzi UFTM

Resumo

Objetivos: Fortalecer a rede de apoiopara a prevenção de DST/Aids em Uberaba,através da parceria entre Centrode Testagem e Aconselhamento (CTA)-Universidade Federal do Triângulo Mineiro(UFTM), e contribuir na formaçãoprofissional de acadêmicos de Medicinaatravés da educação em saúde para acidadania. Metodologia: Os acadêmicosparticiparam de um curso de formaçãode multiplicadores em prevenção deDST/Aids oferecido pelo CTA, sendorealizadas reuniões para o estabelecimentode estratégias de atuação integrada.Resultado: Este Projeto de Extensão sefez presente em campanhas promovidaspela Prefeitura Municipal de Uberaba,juntamente com o CTA, e em parceriacom Empresas. Foram beneficiadas umtotal de 713 pessoas, sendo 313 em campanhase 400 em palestras. Outra formade atuação está sendo implementada como nome “Projeto Sala de Espera” que tempor finalidade fazer das pessoas atendidasnos ambulatórios da UFTM um públicoalvo.Conclusão: A interação universidade-comunidade se concretizou através deabordagens diretas em campanhas de ruae de discussões nas palestras ministradas.Conclui-se que as atividades extensionistas,quando articuladas intersetorialmente,e com envolvimento multiprofissionale multidisciplinar, devem ser estimuladasem todas as etapas da formação profissional,já que permitem o cumprimentodo papel da Escola Médica de contribuirpara a transformação social e propiciama formação acadêmica pautada nos princípiose diretrizes do SUS.

Downloads

Publicado

2016-02-17

Como Citar

Barrilari, S. E. G., Araújo, T. S., Lima, V. A. de, Mendes, C. A., & Miranzi, S. de S. C. (2016). Educação em Saúde em DST/Aids: Relato de Experiência de Extensão Universitária. Interagir: Pensando a extensão, (11), 95. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/2524

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA