Contribuição do processo ensino-aprendizagem na qualificação de recursos humanos no cuidado da saúde bucal do idoso

Autores

  • Tânia Adas Saliba Rovida Faculdade de Odontologia de Araçatuba-Universidade Estadual de São Paulo
  • Suzely Adas Saliba Moimaz
  • Cléa Adas Saliba Garbin
  • Isabella de Andrade Dias
  • Nenre Adas Saliba

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2016.25208

Palavras-chave:

Saúde Bucal, Educação em Saúde, Odontogeriatria, Ensino

Resumo

O projeto de extensão universitária “Sempre Sorrindo” vem sendo realizado há dezesseis anos, com ações na área da odontogeriatria em quatro instituições asilares do município de Araçatuba-São Paulo, visando a integralidade na atenção à saúde bucal do idoso e a capacitação dos alunos e profissionais envolvidos. Objetiva-se neste trabalho analisar e descrever a experiência do projeto e sua contribuição na formação profissional. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, realizado por meio de análise documental, referente às ações realizadas no referido projeto. Anualmente são realizados: qualificação e treinamento da equipe de graduandos e pós-graduandos; levantamento das condições de saúde bucal dos idosos; definição das necessidades de tratamento; capacitação de cuidadores e supervisão periódica da higienização bucal. Os resultados obtidos enfatizam a formação de vínculos com as instituições de idosos locais e estão relatados por categorias: Saúde bucal do idoso; Planejamento e organização do projeto; Ações estratégicas; Agência de Fomento; Compromisso com a formação profissional e Desenvolvimento de produtos. As atividades realizadas no projeto favorecem o estabelecimento da relação entre o ensino superior e a sociedade, imprescindível para a formação de profissionais comprometidos com a realidade social. Conclui-se que o projeto de extensão contribui no processo ensino-aprendizagem, alicerça a formação humana/profissional, tem extrema relevância social, por meio das ações voltadas para a atenção da saúde bucal do idoso e a qualificação de recursos humanos.

 

Biografia do Autor

Tânia Adas Saliba Rovida, Faculdade de Odontologia de Araçatuba-Universidade Estadual de São Paulo

Departamento de Odontologia Infantil e Social Programa de Pós- Graduação em Odontologia Preventiva e Social

Downloads

Publicado

2017-02-09

Como Citar

Rovida, T. A. S., Moimaz, S. A. S., Garbin, C. A. S., Dias, I. de A., & Saliba, N. A. (2017). Contribuição do processo ensino-aprendizagem na qualificação de recursos humanos no cuidado da saúde bucal do idoso. Interagir: Pensando a extensão, (22), 78–94. https://doi.org/10.12957/interag.2016.25208

Edição

Seção

ARTIGOS