Fora do currículo há educação? O projeto de extensão fora da sala de aula: Suas formações e suas práticas educativas não escolares em São Gonçalo

Autores

  • Arthur Vianna Ferreira Departamento de Educação - DEDU Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo - FFP Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2017.25096

Palavras-chave:

Ações extensionistas, Educação não-escolar, Licenciaturas, Formação docente inicial e continuada.

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo partilhar as ações extensivas realizadas no primeiro semestre de 2016 pelo projeto de extensão “Fora da sala de aula: Formações, Representações e Práticas educativas não escolares e/ou extracurriculares no município de São Gonçalo” na Faculdade de Formação de Professores da UERJ em São Gonçalo. Este projeto, em andamento, tem como objetivos gerais investigar as práticas educativas não formais desenvolvidas por instituições socioeducacionais e coletivos de profissionais da educação que atuam com projetos extracurriculares desenvolvidos junto às camadas empobrecidas do município de São Gonçalo, assim como, promover a formação continuada dos profissionais da educação responsáveis pelo trabalho pedagógico destes espaços não escolares e/ou atividades extracurriculares realizadas em escolas e a inserção dos graduandos de pedagogia nestes espaços socioeducacionais de atuação profissional através da extensão universitária. Desta forma, estas ações extensionistas possibilitam aos seus participantes o diálogo com a experiência, a construção e a presença dos saberes destes profissionais da educação nos distintos espaços educativos e sociais diferentes da escola. Os encontros entre educadores sociais, professores e graduandos possibilitam uma discussão sobre as práticas educacionais não formais, a formação inicial e continuada dos profissionais da educação e a aproximação dos graduandos de pedagogia – e outras licenciaturas – às práticas educacionais não escolares verificando as possíveis e distintas atuações dos futuros pedagogos e/ou licenciados nos espaços não escolares e suas rotinas, suas práticas e suas representações socioeducacionais.

Biografia do Autor

Arthur Vianna Ferreira, Departamento de Educação - DEDU Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo - FFP Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela PUCSP. Professor Adjunto na área de Didática e Estágio Supervisionado do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. UERJ/FFP.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Ferreira, A. V. (2018). Fora do currículo há educação? O projeto de extensão fora da sala de aula: Suas formações e suas práticas educativas não escolares em São Gonçalo. Interagir: Pensando a extensão, (24), 69–78. https://doi.org/10.12957/interag.2017.25096

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA