Fora do currículo há educação? O projeto de extensão fora da sala de aula: Suas formações e suas práticas educativas não escolares em São Gonçalo

Arthur Vianna Ferreira

Resumo


Este relato de experiência tem como objetivo partilhar as ações extensivas realizadas no primeiro semestre de 2016 pelo projeto de extensão “Fora da sala de aula: Formações, Representações e Práticas educativas não escolares e/ou extracurriculares no município de São Gonçalo” na Faculdade de Formação de Professores da UERJ em São Gonçalo. Este projeto, em andamento, tem como objetivos gerais investigar as práticas educativas não formais desenvolvidas por instituições socioeducacionais e coletivos de profissionais da educação que atuam com projetos extracurriculares desenvolvidos junto às camadas empobrecidas do município de São Gonçalo, assim como, promover a formação continuada dos profissionais da educação responsáveis pelo trabalho pedagógico destes espaços não escolares e/ou atividades extracurriculares realizadas em escolas e a inserção dos graduandos de pedagogia nestes espaços socioeducacionais de atuação profissional através da extensão universitária. Desta forma, estas ações extensionistas possibilitam aos seus participantes o diálogo com a experiência, a construção e a presença dos saberes destes profissionais da educação nos distintos espaços educativos e sociais diferentes da escola. Os encontros entre educadores sociais, professores e graduandos possibilitam uma discussão sobre as práticas educacionais não formais, a formação inicial e continuada dos profissionais da educação e a aproximação dos graduandos de pedagogia – e outras licenciaturas – às práticas educacionais não escolares verificando as possíveis e distintas atuações dos futuros pedagogos e/ou licenciados nos espaços não escolares e suas rotinas, suas práticas e suas representações socioeducacionais.

Palavras-chave


Ações extensionistas; Educação não-escolar; Licenciaturas; Formação docente inicial e continuada.

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DOI: https://doi.org/10.12957/interag.2017.25096

ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
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