Encruzilhadas do Ensino: reflexões sobre as ações afirmativas de acesso à universidade pública brasileira

Alexandre Mossmann, Marcos Rafael de Oliveira Barbosa, Liana Netto Dolci, Daniele Pioli dos Santos, Gabriela Verrastro Brack, Amadeu de Oliveira Weinmann

Resumo


Encruzilhadas do Ensino é o primeiro projeto do PET Psicologia UFRGS a se dedicar ao trabalho com estudantes de uma escola pública de ensino médio. A iniciativa surgiu com a gradual alteração no perfil do grupo, transformado pelo crescimento do número de bolsistas ingressantes nessa universidade por meio da política de ações afirmativas. A fim de contribuir para a expansão de tal política pública e incrementar a discussão sobre o acesso à universidade com estudantes da rede pública de ensino, o grupo procurou aproximar da universidade estudantes que nem mesmo tinham o ensino superior como um objetivo em suas vidas. Como resultado de suas intervenções, o grupo viu o projeto funcionando como um dispositivo subjetivante, lançando os/as estudantes participantes na busca por novos horizontes.


Palavras-chave


ações afirmativas, universidade, subjetivação, programa de educação tutorial.

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DOI: https://doi.org/10.12957/interag.2017.24939

ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
Depext-SR3/UERJ