Escritórios-piloto como mediação para o ensino-pesquisa-extensão em cursos de arquitetura e urbanismo

Autores

  • Monica Villela UNA
  • Lucília Machado UNA

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2017.24739

Palavras-chave:

Ensino-pesquisa-extensão. Escritório-piloto. Arquitetura e Urbanismo. Desenvolvimento local.

Resumo

Este ensaio resulta de investigação realizada para fins de conclusão de um mestrado. Ela discutiu fundamentos, princípios, objetivos e condições concernentes à proposta de implantação de escritórios-piloto em cursos de Arquitetura e Urbanismo. Para tanto, procedeu-se à revisão de literatura e à consulta a professores e alunos de cursos de Arquitetura e Urbanismo de duas instituições universitárias, uma pública e outra privada. Além de informar, este ensaio contém elementos persuasivos, tais como recomendações ou sugestões sobre a implantação de escritórios-piloto como aparatos pedagógicos de formação de arquitetos socialmente referenciados e de contribuição para o desenvolvimento local. Trata-se de texto expositivo, argumentativo e de orientação técnica, dirigido, especialmente, a professores e alunos de cursos de Arquitetura e Urbanismo e a todos os que possam se interessar pelo tema ou que tenham prerrogativas de decisão a esse respeito. 

Biografia do Autor

Monica Villela, UNA

Graduada em Arquitetura e Urbanismo (PUC de Campinas) com especialização em Planejamento Ambiental Urbano (PUC.Minas) e mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local (Centro Universitário UNA). Em 1992, iniciou sua carreira docente na Escola Técnica Estadual Júlio de Mesquita, na cidade de Santo André, São Paulo, onde atuou por treze anos. Em 1997, assumiu a coordenação da área de edificações nessa escola. Em 1998, assumiu também a coordenação da área de Design de Interiores. Em 2003, mudou-se para Belo Horizonte, Minas Gerais. Nessa cidade, atuou na engenharia civil, gerenciando projetos, acompanhando obras e verificando imóveis para sua entrega a proprietários. Em 2011, retornou ao magistério, dessa vez, em nível superior. Leciona Desenho Técnico e Desenho Auxiliado por Computador na Faculdade Pitágoras Sistema de Educação Superior, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Lucília Machado, UNA

Graduada em Ciências Sociais (UFMG) com mestrado em Educação (UFMG), doutorado em Educação (PUC-SP) e pós-doutorado em Sociologia do Trabalho (IRESCO-CNRS/França), é professora titular aposentada da Faculdade de Educação da UFMG e atual coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Villela, M., & Machado, L. (2018). Escritórios-piloto como mediação para o ensino-pesquisa-extensão em cursos de arquitetura e urbanismo. Interagir: Pensando a extensão, (24), 42–51. https://doi.org/10.12957/interag.2017.24739

Edição

Seção

ARTIGOS