O cuidador e o sentimento de acolhimento por profissionais da saúde: Um relato de Experiência

Autores

  • Fernanda Oliveira Serrão Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Elenilce Pereira de Carvalho Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB); Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Elisângela de Macedo Maués Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB)
  • Adrielle Aguiar de Carvalho Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB)
  • Adrianne Pureza Maciel Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB)
  • Pricila Ferreira de Luna Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB).

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2017.24734

Palavras-chave:

Cuidador, qualidade de vida, idoso.

Resumo

Atualmente, cerca de 12% da população brasileira são idosos, fato este que pode ser explicado tanto pelo aumento da expectativa de vida quanto pelo decréscimo da taxa de fecundidade. Com o aumento do número de idosos, há, também, o aumento da prevalência das Síndromes Geriátricas, que, muitas vezes, ocasionam a dependência parcial ou total do idoso, necessitando este de cuidados especiais. Geralmente, os responsáveis por esses cuidados são os familiares mais próximos, que, ao dedicar-se nas tarefas com o idoso, frequentemente, são acometidos por sobrecargas físicas, sociais e emocionais, interferindo significativamente na sua qualidade de vida, por não possuírem conhecimentos prévios a cerca da(s) patologia(s) que o idoso possui. Portanto, a partir do Projeto de Extensão “Qualidade de Vida de Cuidadores de idosos”, foram desenvolvidas ações com o intuito de fornecer informações relevantes a cerca das principais características e consequências das síndromes geriátricas a fim de proporcionar ao cuidador os conhecimentos básicos necessários para que este exerça, com qualidade de vida, o seu papel de cuidar.

Biografia do Autor

Fernanda Oliveira Serrão, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Acadêmica de Nutrição da Universidade Federal do Pará (UFPA) (Bolsista)

Elenilce Pereira de Carvalho, Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB); Universidade Federal do Pará (UFPA)

Nutricionista. Mestre em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia (2012). Tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso do Hospital Universitário João de Barros Barreto. (HUJBB)

Elisângela de Macedo Maués, Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB)

Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do idoso. Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB)

Adrielle Aguiar de Carvalho, Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB)

Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do idoso. Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB)

Adrianne Pureza Maciel, Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB)

Nutricionista Especialista em Saúde do Idoso. Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB)

Pricila Ferreira de Luna, Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB).

Nutricionista Especialista em Saúde do Idoso. Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB).

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Serrão, F. O., Carvalho, E. P. de, Maués, E. de M., Carvalho, A. A. de, Maciel, A. P., & Luna, P. F. de. (2018). O cuidador e o sentimento de acolhimento por profissionais da saúde: Um relato de Experiência. Interagir: Pensando a extensão, (24), 52–59. https://doi.org/10.12957/interag.2017.24734

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA