Banco de Dentes Humanos: ética a serviço do ensino e da pesquisa - a experiência da Faculdade de Odontologia da UERJ

Leonardo Navega Louzada, Roberta Costa Jorge, Kelly dos Santos Silva, Rafael dos Santos Lemos Pacífico, Felipe Fernandes de Paula Dantas, Stephanie Evellyn Antunes Novaes, Izabel Monteiro D’Hyppolito, Luana da Silva Viana, Byanca Ramos de O. Correia, Beatriz Farias do Nascimento, Gabriela C. Andrade Americano, Vera Mendes Soviero

Resumo


DOI: 10.12957/interag.2015.21857

A utilização de dentes humanos é rotineira na formação profissional e em pesquisas científicas de alta relevância em Odontologia. Um banco de dentes humanos permite que atividades didático-científicas que utilizam dentes humanos sejam realizadas dentro dos preceitos éticos quanto ao uso de material biológico, contribuindo para coibir o comércio de dentes humanos. O objetivo do presente artigo foi abordar questões éticas e legais acerca do emprego de dentes humanos no ensino e na pesquisa em Odontologia e relatar a experiência da Faculdade de Odontologia da UERJ com o projeto Banco de Dentes Humanos, implantado como um projeto de extensão, com caráter multidisciplinar, resultante do trabalho dos estudantes vinculados ao Programa de Educação Tutorial (PET), sob a orientação do professor tutor. O BDH FO-UERJ reforça a indissociabilidade da tríade ensino-pesquisa-extensão e tem tido importante função na formação ética dos estudantes de Odontologia, no suporte às atividades didático-científicas e no estímulo à discussão do tema junto à sociedade.


Palavras-chave


Dentes humanos; Educação; Ética.

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DOI: https://doi.org/10.12957/interag.2015.21857

ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
Depext-SR3/UERJ