Uma Cidade Que Se Tornou Estranha

Autores

  • Elizabeth Clarkson Mattos UFF
  • Moema Guimarães Motta UFF
  • Sonia Nogueira Leitão UFF
  • Valéria do Carmo Ramos UFF
  • Daiane Rocha UFF
  • Monique Bier UFF

Resumo

A intenção é dar visibilidade a essa estória,uma construção coletiva e transdisciplinar,como uma das estratégias criadas paraoperar o projeto de extensão “Pensandoa vida contemporânea com crianças eadolescentes através da Filosofia”. A partirde uma realidade concreta e viva, ondemodos de viver diferentes e díspares sãoconfrontados, a ideia era inventar um dispositivoque pudesse provocar crianças eadolescentes a problematizarem o nossomundo contemporâneo. Isso aconteceriaatravés de alguns temas filosóficos, nestecaso, a ideia de verdade como essência,coisa em si, e como produção histórica, esuas possíveis relações com a vida; operara Filosofia1 junto a crianças e adolescentes,buscando provocá-los a construir modosde enfrentar a produção biopolíticacontemporânea. Mais especificamente,dizendo: fortalecê-los na construção delinhas de fuga aos modelos hegemônicosde subjetivação, impostos por essa produçãobiopolítica e pela sociedade quea instaura, especialmente implicada naspráticas de controle.

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Como Citar

Mattos, E. C., Motta, M. G., Leitão, S. N., Ramos, V. do C., Rocha, D., & Bier, M. (2016). Uma Cidade Que Se Tornou Estranha. Interagir: Pensando a extensão, 2(12), 125. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/21715

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA