Uma Cidade Que Se Tornou Estranha

Elizabeth Clarkson Mattos, Moema Guimarães Motta, Sonia Nogueira Leitão, Valéria do Carmo Ramos, Daiane Rocha, Monique Bier

Resumo


A intenção é dar visibilidade a essa estória,uma construção coletiva e transdisciplinar,como uma das estratégias criadas paraoperar o projeto de extensão “Pensandoa vida contemporânea com crianças eadolescentes através da Filosofia”. A partirde uma realidade concreta e viva, ondemodos de viver diferentes e díspares sãoconfrontados, a ideia era inventar um dispositivoque pudesse provocar crianças eadolescentes a problematizarem o nossomundo contemporâneo. Isso aconteceriaatravés de alguns temas filosóficos, nestecaso, a ideia de verdade como essência,coisa em si, e como produção histórica, esuas possíveis relações com a vida; operara Filosofia1 junto a crianças e adolescentes,buscando provocá-los a construir modosde enfrentar a produção biopolíticacontemporânea. Mais especificamente,dizendo: fortalecê-los na construção delinhas de fuga aos modelos hegemônicosde subjetivação, impostos por essa produçãobiopolítica e pela sociedade quea instaura, especialmente implicada naspráticas de controle.

Texto completo:

PDF


ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
Depext-SR3/UERJ