Extensão como Possibilidade Concreta de Integração com o Ensino e a Pesquisa em Saúde Coletiva: o Projeto MonitorAÇÃO UFF/ ANVISA

Autores

  • Jussara Calmon Reis de Souza Soares UFF

Resumo

Esse artigo apresenta diversas estratégiasde educação e informação no campo dasaúde coletiva, mais especificamente,em vigilância sanitária de medicamentos.Trata-se do relato das ações de “Alunomultiplicador”, do projeto de extensão“MonitorAÇÃO”, fruto de um convênioentre a Universidade Federal Fluminense(UFF) e a Agência Nacional de VigilânciaSanitária (ANVISA), realizado entre2004 e 2005, em Niterói/RJ. O trabalhodesenvolveu-se através de diversas estratégiaspedagógicas e de divulgação deinformações para estimular o debate e aconscientização sobre os temas afins aoProjeto MonitorAÇÃO como um todo, taiscomo o das “relações entre publicidade,consumo e saúde”, das “relações entresaúde, cultura e sociedade”, “o uso conscientee responsável de medicamentos”e “a influência da indústria farmacêuticasobre a qualidade da prescrição médica”.As ações realizadas promoveram a integraçãoentre extensão, ensino e pesquisa,mas também entre acadêmicos de diversoscursos da UFF. Através dos resultados dasações aqui discutidas, espera-se contribuirpara a elaboração e aperfeiçoamento deoutros projetos e ações de integraçãoensino–pesquisa–extensão no campo dasaúde coletiva que busquem uma formaçãomais crítica e reflexiva, baseada emprincípios éticos, com responsabilidadesocial e compromisso com a populaçãobrasileira.

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Como Citar

Soares, J. C. R. de S. (2016). Extensão como Possibilidade Concreta de Integração com o Ensino e a Pesquisa em Saúde Coletiva: o Projeto MonitorAÇÃO UFF/ ANVISA. Interagir: Pensando a extensão, 2(12), 93. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/21710

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA