Traumatismo nos dentes decíduos anteriores: Estudo retrospectivo do Projeto de Extensão em Traumatologia Dentária da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Autores

  • Vera Campos Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Michele Machado Lenzi Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Sônia Lúcia Macedo Marçal Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Marcia Rejane Thomas Canabarro Andrade Universidade Federal Fluminense
  • Mirian de Waele Souchois De Marsillac Universidade do Estado do rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2016.20022

Palavras-chave:

Criança, Dente decíduo, Epidemiologia, Traumatismos dentários

Resumo

Os traumatismos dentoalveolares são comuns na infância. Inúmeros fatores têm contribuído para esse aumento nos casos de traumatismos em crianças. O objetivo deste estudo foi analisar de forma descritiva os 10 anos do Projeto de Traumatologia Dentária da disciplina de Odontopediatria da FO/UERJ. As informações dos pacientes, dados clínicos e radiográficos foram obtidos através dos registros realizados nos prontuários odontológicos, entre março de 2006 e março de 2016. Os dados foram armazenados em um banco dados e a análise estatística descritiva foi realizada no programa SPSS (17.0). Os resultados mostraram que 483 crianças (39,3%) tiveram traumatismos nos dentes decíduos anteriores, após terem sofrido quedas (83,2%) em suas residências (71,0%). Em um total de 815 dentes decíduos traumatizados, a fratura de esmalte (43,3%) e a luxação intrusiva (39,8%) foram os tipos de traumatismos mais frequentemente observados no tecido dentário e periodontal, respectivamente. Em relação à faixa etária foi possível observar que as crianças com idade de 1 a 4 anos tiveram traumatismos com maior frequência, tanto no tecido dentário quanto no tecido periodontal. As sequelas mais observadas nos dentes decíduos traumatizados foram a perda prematura, a alteração de cor e a obliteração do canal radicular. De acordo com os resultados é possível concluir que crianças de 1 a 4 anos de idade tem alta prevalência de traumatismo dentário, causando, na maioria dos casos fratura de esmalte e luxação intrusiva. Na maior parte dos casos de traumatismo dentário em dentes decíduos, a perda prematura foi a sequela mais frequentemente observada.

Biografia do Autor

Vera Campos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Faculdade de Odontologia - Odontopediatria

Michele Machado Lenzi, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Faculdade de Odontologia - Odontopediatria

Sônia Lúcia Macedo Marçal, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Faculdade de Odontologia - Odontopediatria

Marcia Rejane Thomas Canabarro Andrade, Universidade Federal Fluminense

Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo - Departamento de Formação Específica

Mirian de Waele Souchois De Marsillac, Universidade do Estado do rio de Janeiro

Faculdade de Odontologia - Odontopediatria

Downloads

Publicado

2017-02-09

Como Citar

Campos, V., Lenzi, M. M., Marçal, S. L. M., Andrade, M. R. T. C., & De Marsillac, M. de W. S. (2017). Traumatismo nos dentes decíduos anteriores: Estudo retrospectivo do Projeto de Extensão em Traumatologia Dentária da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Interagir: Pensando a extensão, (22), 46–60. https://doi.org/10.12957/interag.2016.20022

Edição

Seção

ARTIGOS